DESIGNLAB

Design, Tipografia e Multimédia.

Blender 3D

Blender Cristal Render

Depois de 14 horas de formação em Blender 3D com o Luís Belerique na Audiência Zero, e já com o cér-r-r-ebro meio em papa, não queria deixar passar a oportunidade de reforçar a ideia que as ferramentas de software livre estão cada vez mais interessantes (no que diz respeito ao Design).

O Blender é um pacote de Modelação e Animação 3D com cada vez mais possibilidades, amplamente divulgado e documentado junto de variadas comunidades de utilizadores – experimentem colocar “blender” no “I’m feeling lucky do Google”…

Vejam o que, em apenas meia dúzia de horas fui capaz de gerar…

A imagem acima foi fruto de apenas algumas horas na formação deste fim-de-semana (Materiais e Texturas em Blender).

É difícil dizer quantas horas serão precisas para criar aprender o programa (não tinha conhecimentos prévios relevantes em 3D) , dado que também frequentei os dois workshops anteriores de modelação (o que na verdade me deu alguma prática e rapidez de edição) e de animação (o que me permitiu criar a animação da camera e da luz).

O Luís – formador – iniciou no Sábado de manhã com cerca de 2-3 horas de introdução à modelação e logo de seguida nas primeiras horas da tarde iniciamos o render de imagens com texturas e de iluminação. Esta imagem, e o vídeo seguinte, foram gerados hoje a seguir ao almoço (Domingo) no meio do exercício de texturas de imagens. No entanto, não deverão ser precisas mais de 6 horas para começar a fazer este tipo de imagens.

De qualquer forma, mesmo apesar de o render de vídeo ser extremamente penoso para o computador e para nós (aquelas intermináveis esperas pelos renders), os resultados em imagens com o Ray Tracer ligado são muito interessantes. A modelação é rápida e começa a parecer intuitiva (agora com algumas horas de treino). No entanto também não estou iludido: apesar da edição/modelação ser bastante fluida, os renderer não chega aos pés do motor do Cinema4D… Mas a vantagem, é que neste mundo do Open Source, alguém já deve ter desenhado um motor de render mais rápido para o Blender.

Blender Red Bull Air Race (inside Blender)

Workshop de Animação

O workshop de animação (fim-de-semana anterior) foi muito interessante, animando desde colocação espacial (avião) às Shape Keys (animação de estados dos polígonos – cara do sapo) e, por fim, animação com esqueletos (armatures – braço do robô).

O vídeo do avião faz parte de um edit geral de montagem que ficou incompleto (a camera presente é a de um dos pilares).

O fumo está a ser gerado com sistema de partículas e o brilho geral da cena está a ser feito directamente no editor de vídeo do Blender através de um efeito (pelos vistos não guardei os outros renders, mas assim que os fizer de novo coloco aqui).

Blender 3D Shape Key Animation

A animação da cara consiste na criação de um modificador – shape key – que nos permite guardar “estados” dos polígonos dos objectos.Assim mais tarde, podemos combinar os diferentes estados para formar expressões ou animações de deformação.

Por fim, a animação do braço do robô foi conseguida através da criação de uma armadura (esqueleto do blender). O som está completamente dessincronizado, pois tivemos algumas questões com o Ubuntu Studio + Blender e render de video com som…

Blender 3D Robot Arm (Inside Blender)

De qualquer forma, a animação foi gerada e o som incluido no próprio editor de video do Blender (o que me leva a questionar porque é que não há um editor de video não linear Open Source utilizável, já que o Blender tem um tão bom…).

About these ads

4 Comments»

[...] mas também recomendo outros, como o de Linux, Audio, Flex, OpenFrameworks, Blender (já aqui fiz uma resenha deste Workshop), Stop Motion e Sensores… quer dizer… acho o formato dos workshops que mais valia [...]

  Introdução ao Blender @ ISEC « Designlab wrote @

[...] só a primeira parte. Aliás, a minha formação em 3D é bastante autodidacta, e, antes dos Workshops com o Luís B. na Audiência Zero nunca tinha usado o [...]

  Mais Blender 3D « Designlab wrote @

[...] formação vem no seguimento das formações dadas pelo Luís Belerique (às quais também tive oportunidade de assistir) e resulta também de uma outra que já fiz em Coimbra. Como não sou tão cromo do 3D como o [...]

  vanderlei wrote @

Cara eu adoro blender
vou ver se consigo trocar infoemacoes com tigo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 130 other followers

%d bloggers like this: