DESIGNLAB

Design, Tipografia e Multimédia.

Links do dia

(Liz Diller, TED, 2007)

Pelo andar da carruagem, vou ter que renomear estes posts semanais dos links do dia para qualquer coisa como “post único da semana”… Realmente, voltar ao estudo está a consumir-me o tempo livre que tinha para passear pela nuvem. De qualquer forma, e como prometido, não quero abandonar esta pequena colecção semanal.

Dado que não tenho tido tempo para mais, experimento ainda um novo formato, mais miscelâneo, combinando os links da web, leituras feitas, etc… até porque, como já disse o Prof. Armando M., “as palavras são como as enguias” e é difícil segura-las num só tema. [Na realidade, o Prof. Armando referia-se ao uso dos conceitos, mas decidi apropriar-me da expressão num contexto ligeiramente diferente. Aliás, era precisamente esta corrupção de conceitos a que se referia!]

Ficaram de fora (no mínimo) 56 referências das duas últimas semanas que vou tentar postar aos poucos. Por isso, se nestes próximos tempos for um pouco omisso…

Sem mais demoras, os links do dia. O destaque da semana vai para dois links muito particulares. O primeiro é um podcast/conferência da TED sobre arquitectura. Escusado será dizer que é absolutamente fenomenal, como qualquer outro vídeo na TED. Uma vez que falámos em arquitectos, o segundo link é de um autor, arquitecto de formação, mas referência incontornável quando falamos no processo criativo aplicado ao Design – Bryan Lawson. Por fim, deixo alguns links mais relacionados com a Web e com a tipografia. Disfrutem!

Architecture is a special effects machine – Liz Diller (2007) – Sempre soube que os Arquitectos eram uma raça de seres estranho e muito freaks… No entanto, o primeiro e o último trabalho que a Liz Diller apresenta nesta conferência são absolutamente geniais. Basicamente, a premissa que Diller usa é que a Arquitectura é uma forma de criar efeitos especiais. Ok, até aqui tudo bem, mas quando começa a conferência a dizer que queriam construir um edifício imaterial… bom… estes foram 19 dos melhores minutos que tive durante a semana. Recomendo a visualização. Realmente inspirador.

About this talk

In this engrossing EG talk, architect Liz Diller shares her firm DS+R’s more unusual work, including the Blur Building, whose walls are made of fog, and the revamped Alice Tully Hall, which is wrapped in glowing wooden skin.

About Liz Diller

Liz Diller and her maverick firm DS+R bring a groundbreaking approach to big and small projects in architecture, urban design and art — playing with new materials, tampering with space and… Full bio and more links  »

Quero aproveitar para avisar que não percam os vídeos do George Dyson e da Carmen Agra Deedy. Geniais! A maneira mais fácil dos obter é subscrever o podcast da TED com o iTunes…

How Designers Think, Fourth Edition Bryan Lawson

Best Price $28.05, or Buy New $36.85

Bom… Este foi o livro que viajou comigo nesta última semana. Comprei-o na FNAC do Gaia Shoping, mas os 10 euros que se poupam a encomendar na Amazon compensam.

O livro foi escrito por um arquitecto (de formação de base), mas as teorias são generalizadas para “O Processo de Design” de uma forma geral. Não entra nas teorias da criatividade e concentra-se na criação e reflexão sobre de modelos/mapas sobre o processo de criação. É um óptimo livro para todos os que leccionam na área criativa e pode ser uma referência muito interessante para os próprios alunos.

Conceptualmente o estúdio é um processo de aprendizagem por prática. No qual os alunos são confrontados com uma série de problemas para resolver ao contrário de os estudar e/ou analisar.

Uma das fraquezas deste modelo tradicional de estúdio é que os alunos falham constantemente no processo de reflexão sobre o próprio processo, dado que investem tanta energia no produto final.

(Lawson, 2005: 7)

Os casos práticos e exemplos são bastante elucidativos e é completamente exaustivo na tentativa de sistematizar e esquematizar múltiplas abordagens ao processo de criação – Modelos de Vistas, Modelo dos Constrangimentos (que apresento uma interpretação abaixo), Abordagem do Problema, etc…

(Modelo dos Constrangimentos/Critérios, Lawson, 2005: p 106)

Apesar de amplamente ilustrado (com casos e figuras) a única falha é não ter exemplos mais concretos (como que sugestões) de actividades ou jogos a realizar, se bem que a referência ao PIG é muito engraçada. Uma outra fraqueza (?) é o facto do livro ser pouco actual. Isto é, apesar de actualizado (edição) o grande grupo de exemplos e modelos expostos são baseados em autores e teorias essencialmente de meados da década de 60 ao final da 80… De qualquer forma, em combinação com o Product Design de Mike Baxter (que ainda não comprei) fazem uma dupla fenomenal a ilustrar os conceitos, modelos e metodologias criativas aplicadas ao Design.

Para um modelo de Design

É muito difícil saber como analisar os dados que temos, dado que o que os designers escrevem ou dizem não deve ser inteiramente de fiar. Os escritos dos designers são notoriamente enganadores e isto pode dever-se a várias razões:

Primeiro porque os designers não são comunicadores naturais da palavra escrita;

Segundo, porque poderão estar a escrever de forma a impressionar em vez de explicar e dificilmente revelam as suas dúvidas e fraquezas;

Em terceiro lugar porque os designers estão habituados a vender as suas ideias e parecem ter desenvolvido um raciocínio “post-hoc” do processo que esconde os labirintos que percorreram revelando somente um progresso lógico e inexorável do que desejam apresentar como a resposta certa.

(Lawson, 2005: 288)

Enfim, o livro é muito pouco conclusivo, mas ajuda a parar e pensar um pouco sobre a nossa actividade profissional.

Muito deste livro está disponível no Google Books, mas a visualização das partes mais interessantes foi deixada de fora (tal como o esquema original cuja interpretação que apresento acima…)

Brave Font – Um vídeo cómico na sequência da promoção do lançamento do Suitcase Fusion 2. Ok, não é um “Little Yellow Riding Hood”, nem um “Font Conference”, ambos já aqui mencionados (usem a caixa do search). Mas, enquanto produção artesanal, tem alguma piada pelos trocadilhos geeks que fazem… Listei aqui a referência original do ILT para poderem ver os outros vídeos que o John Boardley postou no Vimeo, especialmente o Firefly Letterpress.

[UPDATE] Ao que parece os tipos da Fontshop têm outra opinião… ;)

The Web is Agreement – Na realidade, esta referência “colhi-a” da porta do gabinete ao lado do meu no DeCA. Daí que no início deste post comecei com um discurso que remetia para um post que não vive só da colecção de links, mas também do que fui vivendo esta semana… The Web is Agreement é um dos melhores mapas [históricos] que vi de sempre! No mote do post recente da história dos computadores, podemos ver vários momentos actuais identificados neste pequeno mapa. Ah! Está publicado com uma licença Creative Commons, por isso qualquer um pode puxar a versão em alta definição, imprimir, re-desenhar, etc… Vou imprimir e colocar no meu escritório!

Workshop de Caligrafia na ATypI 2008 – Talvez a Rússia não seja para todos [como observado na infinita troca de galherdetes da mailing list da ATypI], por isso aqui fica o stream de imagens do Workshop de Tipografia conduzido pelo Yomar Augusto. Lembro que também publiquei neste site (ainda no tempo em que estava na FBAUP) a passagem dele por Portugal, e, ao que agora muita gente deve estar a pensar como eu: “Bolas!…” É sempre bom ver a evolução da actividade dos participantes e [tentar decifrar] o que fazem.

Free! Why $0.00 Is the Future of Business – Um excelente artigo relacionado com o efeito da Cauda Longa. Via Future Places. Aproveito para lembrar que o Future Places já tem o catálogo disponivel e os eventos arrancam esta semana! Vemo-nos por lá?

Dicionário Electrónico da Ciencia da Informação – Apesar do tom meio “abrasileirado” do português (eu sei que isto não me devia incomodar, mas…) este é um excelente recurso para pavimentar as fundações de qualquer estudo nos meios de comunicação digital.

Por hoje (e com dois dias de atraso) é tudo. Vou tentar recuperar o ritmo, mas também só o poderei fazer depois de sábado… até lá!

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