Links do dia: Storage & Videos

Format, Alan Warburton

Quem por aqui anda sabe que sou meio obcecado pela história e evolução dos computadores. A minha pasta de vídeos sobre o tema no disco do computador já conta com mais de 2 GB, e continua a somar. Desta feita, veio parar ao meu Vimeo uma animação de Alan Warburton feita em Maya + After Effects, muito bem ilustrada, sobre a  evolução dos formatos de armazenamento: Format: A Brief History of Data Storage. Vale a pena ver. Se conhecerem mais referências em vídeo, livros ou links mandem s.f.f.

Computers: An Illustrated HistoryAproveito para dizer que devorei a semana passada um livro que andava nos meus post-its há muito tempo: Computers: An Illustrated History de Christian Wurster. Quem me mostrou o livro há uns bons três anos atrás foi o Mário Moura e, desde então, tenho ficado à espera de o apanhar. Depois de perder a oportunidade de o comprar na Almedina (há cerca de um ano e meio), nunca mais o vi à venda nas lojas portuguesas. De certa forma, ainda bem. Na altura custava cerca de 15€ (barato), mas consegui compra-lo por cerca de 8€! Até foi um bom negócio…

IBM HDD, 1956

Já que estamos numa de revivalismos, aqui vai uma imagem que o meu Pai me mandou há dois anos atrás. Podia ler-se no email original:

In September 1956 IBM launched the 305 RAMAC, the first computer with a hard disk drive (HDD). The HDD weighed over a ton and stored 5MB of data.

BBS Documentary (Part 1 - Baud), Jason Scott

Já que estamos no assunto [de revisitar a história dos computadores], aproveito para divulgar um documentário de Jason Scott sobre a história das BBS. Encontrei-o a propósito da pesquisa que ando a fazer sobre o aparecimento e evolução das Comunidades Online. Tem 8 partes e mais de 5 horas de vídeo. Ainda só vi a primeira (mas o resto já está no iPod) e já posso confirmar a qualidade (geek) da coisa. É sempre espectacular ver nossos os “heróis” da Web a falar, tal como Ward Christensen, o “pai” das comunidades online. Dêem uma vista de olhos aqui: http://www.bbsdocumentary.com/ (o site é um bocado feio…), ou passem no Google e vejam o documentário: http://video.google.pt/videoplay?docid=-1731271864657931901&ei=NauDS7P-DZrj-AaR86ysDg&q=BBS+documentary+google&client=firefox-a#

Skank - Noites de um verão qualquer, Conrado Almada

Não tem nada a ver com o anterior a não ser o facto de ser um vídeo, mas… Excelente animação de Conrado Almada em stop-motion para o video dos Skank: http://blog.cchcreative.com.br/post/406945979/novo-clipe-do-skank-stop-motion-de-cair-o-queixo. Via mp do twitter @enoidago.

Meek & Muller conference @ Vimeo

Ultimamente, estou a tentar dividir os interesses deste blog com o Typeforge que me “pede” atenção que não disponho há já uns meses. No entanto, este post do Yves Peter no FontFeed é demasiado bom para deixar passar: 33pt Typography Symposium Lectures On Vimeo. Videos e mais videos à borla no Vimeo… como diz o Chris Anderson (o novo livro que estou a devorar, oferta da Catarina S.), o mercado dos bits não compete directa, ou linearmente com o mercado dos átomos. Traduzindo e remetendo para o capítulo 7 — Competing With Free, o registo destas conferências online de forma gratuita, tal como no caso das conferências da TED analisado no livro (p. 117), só aumenta o número de potenciais interessados em assistir às conferências presenciais pagas (átomos), e, a longo prazo, aumenta o número de receitas pela assistência presencial uma vez que cativam audiências num “mercado mais vasto”. Afinal de contas o Mundo é Plano (fantasma de leituras frescas…) Enfim… Já o Negroponte apregoava isto há mais de 14 anos atrás… Vês Catarina, como não só gostei do livro que me ofereceste, como já vou a meio?

20º Aniversário Photoshop

E por fim, já que estamos numa de história e revivalismos, quem diria que o nosso Photoshop já é maior de idade, saiu de casa e para o ano já está licenciado? Microsite de promoção dos 20 anos: http://www.photoshop20anniversary.com/?trackingid=FCRJR&lang=por Eu cá conheço-o desde pequenino ;)

P.S.: Dado que estou a separar os temas para optimizar o tempo de escrita nos blogs, aviso que logo à noite sai mais um conjunto de links no Typeforge. Passem por lá para dar uma vista de olhos: http://www.typeforge.net/blog/2010/02/28/this-week-in-type-free-is-also-elegant/

By Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto a lecionar Design de Tipos de letra digitais (Variable Fonts), Tipografia, Introdução à programação em Web Design II (Javascript) e Creative Coding em Laboratório de Som e Imagem (Processing). Investigador integrado no i2ADS na intersecção da Arte, Design e Tecnologia.

2 comments

  1. Ui… concept, ou realidade? As fotos parecem um bocado Photoshopadas… Se for a sério, parece-me interessante. Qual será a capacidade de um módulo de datacenter destes? Petas, Exas?

Leave a comment