DESIGNLAB

Design, Tipografia e Multimédia.

Dave Crossland @ Hacklaviva

2010-06-19 Font Workshop @ Hacklaviva

No sábado deu um pequeno workshop. Na próxima terça (amanhã), pelas 21:30, vai dar uma conferência sobre desenho e implementação de fontes: http://hacklaviva.net/2010/06/e-ja-amanha-a-b-c-oficina-de-tipografia-livre/

[update]

Imagem da divulgação

A conferência já foi divulgada no site, e já se pode ler o programa no site do Hacklaviva: http://hacklaviva.net/2010/06/hoje-font-secrets-revealed-dave-crossland-hacklaviva/

No passado sábado o Dave Crossland esteve no Hacklaviva, a convite do Ricardo Lafuente, para fazer um pequeno workshop em formato de jogo sobre desenho e implementação de fontes no Fontforge. A manhã foi ocupada por uma divertida e muito prática metodologia de desenho de letras em colaboração. Para isso usou os conhecimentos que adquiriu em Reading e utilizou parte do método de Frank Blokland (Arquétipo Tipográfico).

Iniciou com uma breve exposição (sempre de forma muito prática) recorrendo a um ficheiro de Inkscape para demonstração dos conceitos. Começámos a desenhar as letras “n” e “o”. Após uma ronda de selecção, elegeu-se um espécime e voltamos a desenhar as letras, mas com o objectivo de escrever “shoplift”. Progressivamente o desenho do tipo ia sendo definido, como podem ver nas poucas imagens que fiz durante o Workshop.

Hacklaviva sketch @ Fontstruct

Na parte da tarde acabámos de desenhar algumas características, através das restantes letras “e”, “a” e “d”. O Dave começou a demonstrar como desenhar e aplicar em Fontforge, mas infelizmente o tempo não deu para mais… o final da tarde seguiu-se com outros eventos. Entretanto, no Sábado à noite e no Domingo estive a fechar algumas ideias sobre a fonte para não perder o desenho, e para poder partilhar no Fontstruct.

Amanhã à noite vamos poder ver mais e melhor. O Dave é um tipo porreiro e muito acessível. O Hacklaviva é um espaço informal, como fica na Baixa, talvez dê para ir beber um copo depois… Apareçam!

Dave Crossland, para além de fundador da Open Font Library, é um activista pelo uso do software livre nas esferas criativas, percorrendo o mundo para mostrar como podemos criar alfabetos e tipos de letra com recurso a ferramentas livres. Entre outras muitíssimas contribuições para a cultura livre, Dave Crossland é também o autor da lindíssima Cantarell.

About these ads

3 Comments»

  Gustavo Reis wrote @

Oi Pedro!

Bom dia!

Por acaso, és português? Pois percebi que teu blog é português porque tem alguma palavra escrita em português europeu no teu blog. Mas sei muito [escrever em] português europeu e consigo entender as palavras europeias.

Mas gosto do teu blog. Eu tenho conhecido teu blog através da busca do Google, fui direito para a tua postagem sobre como instalar diretamente o FontForge no Windows. Teu tutorial tem-me ajudado bastante e agradeço-te pelas tuas dicas. Ainda sou fã de teu blog pois este é da categoria de design e tipografia. Sou estudante de design e tipografia e designer freelancer. Admiro muito as artes.

Por favor, continua a divulgar e ensinar algo sobre design e tipografia neste blog. Continua a trabalhar nisto.

E estou alegre com esta notícia boa sobre a oficina de tipografia livre de Hacklaviva, só que pena que não tenho ido a Portugal. Seria melhor eu assistir à apresentação, pelo vídeo ao vivo.

Já inscrevi-me ao teu blog antes, para receber tuas actualizações.

Sou fã de Blender, CSS, FontForge, FontStruct, Gimp, HTML, Inkscape e outros softwares.

Também encorajo-te a criar e criar as tuas fontes para que ganhes o prêmio de melhores fontes e nós gostaremos de tuas fontes. Não só as fontes melhores e pagas, mas cria tuas fontes melhores, originais e livres, assim os teus futuros fãs de fontes doarão o dinheiro para teu trabalho e teu desenvolvimento.

Boa sorte!
Bom trabalho!
Bom sucesso!

Gustavo

  Pedro Amado wrote @

Gustavo:

Só por curiosidade é de onde/estudas onde? O teu português é muito curioso, e gosto da forma como escreves. Se quiseres podes comentar na tua língua nativa também.

De resto, embora esteja meio parado, tenho um projecto paralelo dedicado ao Type Design. Está à espera de melhores dias, ou de mais tempo para me dedicar ao assunto… passa em http://www.typeforge.net

Bom e sorte e bom trabalho para ti também!

  Gustavo Reis wrote @

Oi Pedro!

Ainda não entro na faculdade de deisgn e tipografia, só estou a esperar os resultados das seis chamadas de três faculdades, mas estou a estudar, analisar e pesquisar muito design e tipografia nos fóruns de Typophile, MyFonts, Fonts.com, etc. e outros sites e blogs de design e tipografia.

Acabei de visitar teu blog Typeforge. Teu outro blog é muito bom. Inscrever-me-ei ao outro teu blog.

Como tu me disseste que podia comentar na minha língua activa, mas, consegues entender a minha língua nativa? Pois nossos idiomas são muito diferentes. Por exmeplo, autocarro em português brasileiro é ônibus, comboio é trem, metropolitano é metrô, bicha é fila, polaco é polonês, israelense é israelita, casa de banho é banheiro, etc. E até bicha é uma expressão brasileira de palavrão em português europeu é homossexual. Por isso, tenho que escrever em tua língua para evitar teu mau entendimento. Mas conseguirás entender a minha língua nativa? Senão, o segredo é estudar o português brasileiro e europeu na Wikipédia e usar o grande dicionário Houaiss e o dicionário Collins ou Oxford, pois eles incluem as palavras ecsritas em brasileiro e português europeu. Só o Houaiss inclue todas as palavras em angolano (autocarro/ônibus em angolano é machimbombo), cabo-verdense, brasileiro, europeu, moçambicano (pequeno-almoço [PT]/café de manhã [BR] em moçambicano é matabicho) e língua portuguesa de Timor-Leste (escola em timorense é eskola).

Preciso sair para ir aos bancos.

Bom trabalho!

Gustavo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 133 other followers

%d bloggers like this: