Fontstructions Made in DeCA

Primeiros exemplares do livro do Projecto Tipográfico–Espécime

Já temos os primeiros exemplares do livro com os resultados do trabalho de desenvolvimento tipográfico dos alunos do DeCA. Para quem não sabe do que se está a falar aqui, deixo o excerto que se pode ler na introdução:

O Projecto Tipográfico resultou do cruzamento da dedicação da Prof. Olinda Martins, docente da disciplina, com o projecto de investigação a ser desenvolvido pelo Prof. Pedro Amado no âmbito do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Esta colaboração teve origem no ano lectivo de 2008-09, num formato mais reduzido, mas, dado o interesse e dedicação de todos os participantes, foi ampliado dando origem aos resultados presentes nesta publicação.

Este livro conta também com um texto da autoria do Designer Rui Abreu que esteve presente no DeCA para dar uma conferência sobre Type Design. Rui apresenta o seu ponto de vista e resume a experiência de uma forma muito clara e objectiva.

Pormenor do interior do livro

No que diz respeito ao trabalho, os alunos estiveram à altura e desenvolveram fontes muito interessantes. Algumas chegaram a ser alvo da interacção online com utilizadores externos no Fontstruct. No final, todos eles desenvolveram e imprimiram um espécime da Fontstruction baseado num template (ver imagem abaixo) com o objectivo de editar este livro.  A produção ainda não está terminada, mas já temos os primeiros exemplares. No final, todos os alunos ficarão com um livro idêntico, sobrando ainda meia dúzia para mostrar e quem sabe distribuir? Vamos ver…

Aqui fica a lista de todas as Fontstructions desenvolvidas,  patentes no livro editado:

Pormenor do interior do livro

Estejam atentos também ao que os autores das fontes também estão a desenvolver (como por exemplo no caso da Adaptoni Caps—já existe uma versão Sans a caminho). É claro que há uma série de aspectos que podem ser melhorados no futuro. Mas, considerando que esta foi a primeira abordagem ao Type Design e especialmente ao Fontstruct por parte dos alunos, foi realmente um resultado muito positivo.

Mais informações e fotografias sobre o desenvolvimento do projecto no Blog da disciplina: http://tipografia.blogs.ua.sapo.pt/

Pormenor da exposição dos alunos do 1º Ano

Pessoalmente, estou muito contente com os resultados. Aliás, esta foi uma opinião partilhada por muitos dos visitantes que já tiveram oportunidade de ver a exposição final de Design nas Catacumbas do DeCA. Se ainda não passaram por lá, aproveitem que está só até sexta-feira. Fica aqui o link para o Flickr da prof. Olinda, onde podem ver mais um conjunto de fotos da exposição.

By Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto a lecionar Design de Tipos de letra digitais (Variable Fonts), Tipografia, Introdução à programação em Web Design II (Javascript) e Creative Coding em Laboratório de Som e Imagem (Processing). Investigador integrado no i2ADS na intersecção da Arte, Design e Tecnologia.

4 comments

  1. Mmmh… estive no site e é muito aliciante, mas estou com uma entrega à perna e a distrair-me mais do que devia.

    Fica a dica para quem conseguir passar por aí!

    Algum sessão que mereça destaque?

Leave a comment