DESIGNLAB

Design, Tipografia e Multimédia.

Design

Alguns livros de Design de Comunicação:

How Designers Think, Fourth Edition Bryan Lawson

Best Price $28.05, or Buy New $36.85

O livro foi escrito por um arquitecto de formação de base, mas o processo é generalizado para O Processo de Design de uma forma geral. Não entra nas teorias da criatividade e concentra-se na criação e reflexão sobre os modelos/mapas do processo de criação. É um óptimo livro para todos os que leccionam na área criativa e pode ser uma referência muito interessante para os próprios alunos.

Conceptualmente o estúdio é um processo de aprendizagem por prática. No qual os alunos são confrontados com uma série de problemas para resolver ao contrário de os estudar e/ou analisar.

Uma das fraquezas deste modelo tradicional de estúdio é que os alunos falham constantemente no processo de reflexão sobre o processo dado que investem tanta energia no produto final.

(Lawson, 2005: p 7)

Os casos práticos e exemplos são bastante elucidativos e é completamente exaustivo na tentativa de sistematizar e esquematizar múltiplas abordagens ao processo de criação – Modelos de Vistas, Constrangimentos (que apresento uma cópia/interpretação abaixo), do Problema, etc…

(Modelo dos Constrangimentos/Critérios, Lawson, 2005: p 106)

Apesar de amplamente ilustrado (com casos e figuras) a única falha é não ter exemplos mais concretos (como que sugestões) de actividades ou jogos a realizar, se bem que a referência ao PIG é muito engraçada. Uma outra fraqueza (?) é o facto do livro ser pouco actual. Isto é, apesar de actualizado (edição) o grande grupo de exemplos e modelos expostos são baseados em autores e teorias essencialmente de meados da década de 60 à final de 80… Em combinação com o Product Design de Mike Baxter (que ainda não comprei) fazem uma dupla fenomenal a ilustrar os conceitos, modelos e metodologias criativas aplicadas ao Design.

Para um modelo de Design
É muito difícil saber como analisar os dados que temos dado que o que os designers escrevem ou dizem não deve ser inteiramente de fiar. Os escritos dos designers são notoriamente enganadores e isto pode dever-se a várias razões. Primeiro porque os designers não são comunicadores naturais da palavra escrita. Segundo porque poderão estar a escrever de forma a impressionar em vez de explicar e dificilmente revelam as suas dúvidas e fraquezas. Em terceiro lugar porque os designers estão habituados a vender as suas ideias e parecem ter desenvolvido um raciocínio “post-hoc” do processo que esconde os labirintos que percorreram e revelam somente um progresso lógico e inexorável do que desejam apresentar como a resposta certa.

(Lawson, 2005: p 288)

Enfim, o livro é muito pouco conclusivo, mas ajuda a parar e pensar um pouco sobre a nossa actividade profissional.

Muito deste livro está disponível no Google Books: http://books.google.com/books?id=lPvqZJNAdG8C mas a visualização das partes mais interessantes foi deixada de fora (tal como o esquema que apresento acima…)

Graphic Design, Stephen J. Eskilso…

Best Price $36.87 or Buy New $36.87

Estive com este livro na mão, na passada segunda-feira (2008-08-25), em casa de uma amigo. Fui logo acrescenta-lo à minha lista de compras na Amazon! É um compêndio bestial da História de Design. Isto é, ainda acho que o Meggs tem mais informação, ou pelo menos está melhor organizado, num sentido clássico de manual de história. Este manual, no entanto, consegue abordar a história do Design de Comunicação de uma forma mais categorizada e mais específica para a área do Design Gráfico. Isto porque compreende nas suas ~500 páginas “apenas” o período do final do século XIX (William Morris) ao início do século XXI (se não estou em erro acaba com uma referência ao Barnbrook), o que permite um grande pormenor nos assuntos abordados. Embora não forneça uma perspectiva geral e evolutiva sobre o Design, retrata com bastante pormenor o aparecimento e evolução da disciplina de Design Gráfico. É, sem dúvida, uma excelente aquisição (complementar) ao Meggs.

Best Price $89.99 or Buy New

Uma história muito completa e compreensiva de todos os importantes movimentos, influências e revoluções na prática do Design de Comunicação – da invenção da escrita (4.000 a.C.) aos gráficos Digitais (1980). Dificilmente encontram um livro, ou melhor, uma enciclopédia de Design tão completa. A 3ª Edição (Wiley) parece estar fora de impressão. É a edição que tenho (2002), mas creio que já está cá fora  4ª edição (abaixo).

Meggs’ History of Graphic Design, Philip B. Meggs, A…

Best Price $55.42 or Buy New $55.44

Não posso confirmar porque ainda não a vi com os meus olhos e, pelos vistos é publicada juntamente com um autor novo – Alston Purvis. No entanto, é uma livro/uma edição que comprava de olhos fechados (se já não tivesse a anterior). Fiquei muito curioso para saber que tipo de alterações fizeram ao livro (tal como incluir a informação das dimensões dos trabalhos em falta) e se acrescentaram alguma coisa aos últimos 30 anos da disciplina que não foram abordados na 3ª Edição.


Thinking with Type – Ellen Lupton

Best Price $10.00
or Buy New $13.57

Indispensável. Um livro de introdução às boas práticas. Reflecte a minha visão do ensino do Design de Comunicação – Relação Texto – Imagem com bastante ênfase no tratamento e análise tipográfica. Noções históricas e críticas. Composição e grelha. Objectivo, sintético e completo. Também disponível e Português (BR) pela Cossac Naif.

Ver as restantes páginas:

1 Comment»

  Os números de 2010 « DESIGNLAB wrote @

[...] Design Abril, 2008 [...]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 128 other followers

%d bloggers like this: