DESIGNLAB

Design, Tipografia e Multimédia.

Tipografia

Alguns livros de Tipografia:

printscreen_069 2009-05-25Fontographer, Stephen Moye

Best Price $21.98
or Buy New

Uma obra de incrível actualidade (apesar de ser concebida para o velhinho Fontographer, datada de 1995…) Este livro explica os básicos do desenho vectorial, útil para qualquer artista gráfico e em particular para o Type Designer. Desde os aspectos basilares uteis para quem faz desenho vectorial como a colocação de pontos Beziér nos extremos, regras simples de controlo de BCPs, técnicas e truques para o desenho de pormenores de letras como por exemplo o “efeito de cotovelo” nos ombros do desenho, até aos aspectos mais complexos como a preparação de um desenho para hinting ou a classificação de pares de kerning. Este último reflecte muito o espírito com que se deve “devorar” este livro – técnica pode estar desactualizada (à luz do OpenType), mas os conceitos são fundamentais e transversais ao Fontlab, Fontographer ou Fontforge. Uma obra imprescindível para quem quer fazer mais do que rabiscos no papel…

printscreen_070 2009-05-25

Letters of Credit, Walter Tracy

Best Price $35.00
or Buy New

A fonte original de todos os livros que abordam o Type Design enquanto actividade sistematizada de desenho e implementação de fontes. Aborda a história e evolução da tecnologia dos tipos até ao computador, explicando em pormentor algumas tecnologias como a matriz de espaços da Linotype. É citado exaustivamente, inclusive por Cheng que explica e usa o método de espaçamento de Tracy. O livro que possuo tem a capa azul (não sei se esta será a edição americana?) mas, até onde li, falha apenas na actualização do tema da digitalização dos caracteres (parece-me um pouco desadequado). Mas precisamos ter em conta que o livro foi editado em 1987 (tinha o Macintosh 3 anos…). De qualquer forma, fica bem presente nas primeiras páginas que esta é uma referência técnica e histórica imprescindível. Não é à toa que faz parte do “Triunvirato Sagrado” do Tipógrafo: http://typophile.com/node/15349?

ABC3D Marion Bataille

Best Price $12.80
or Buy New $13.57

Finalmente, sou o orgulhoso detentor do livrinho de tipografia mais delicioso e original (?) dos últimos tempos (Obrigado pela encomenda Marta!). O ABC 3D de Marion Bataille. É uma peça (um livro de pop-up) absolutamente genial que lida com os conceitos de modularidade, forma movimento e interacção das formas e anatomia tipográfica. Ainda lida com o eixo de simetria, cor… é pura e simplesmente um livro fundamental para quem lida com tipografia dimensional (esta página está a ficar muito 3D…) e tipografia (interactiva) experimental.

Dêem uma vista de olhos no site oficial – http://www.abc3dbook.com/ – ou apenas vejam o vídeo no YouTube – http://www.youtube.com/watch?v=wnZr0wiG1Hg.

P.S.: O meu não tem uma capa 3D laminada… será por isso que foi mais barato?


Dimensional Typography, J. Abbott Miller

Best Price $4.54
or Buy New $15.96

Esta pequena preciosidade introduz a tipografia como uma arte de desenhar letras e acrescenta uma nova dimensão espacial ao mundo “plano” das letras. Percorre alguns exemplos paradigmáticos da investigação espacial das letras assim como da sua componente temporal. Para quem inicia a sua actividade na investigação de tipos, é uma referência fundamental.

The Stroke – Gerrit Noordzij, P…

Best Price $12.90
or Buy New $18.25

Poucos são os livros (teóricos) tão influentes e refrescantes como este de Noordzij. A teoria como a tipografia descende directamente dos traços da caligrafia é absolutamente deliciosa. Esta edição traduzida é rápida de ler e muito estimulante para os designers tipográficos. Está decididamente no meu Top 10 de livros de tiporafia. Já tinha escrito um post sobre ele há uns tempos, mas ficou por publicar. Refresquei-o ontem e aproveito para linka-lo aqui: http://pedamado.wordpress.com/2008/04/28/a-letter-is-so-simple/

Fonts & Encodings
Yannis Haralambous…

Best Price $29.99
or Buy New $53.50

Um apanhado excelente do estado actual do desenho e implementação de fontes digitais. Até à data ainda não o acabei de ler, mas também, com mais de 1000 páginas duvido muito que haja alguém que o tenha lido do inicio ao fim. É o livro mais compreensivo sobre tipografia digital que já encontrei. Tem um brevíssimo capítulo sobre a letra e as sua partes, passando ao Unicode e a organização dos ficheiros – desenhos, diacríticos, pontuação e outros caracteres. Passa a um campo mais técnico como a manutenção e uso de fontes nos vários sistemas operativos, mas, com uma agradável surpresa volta à história e classificação dos tipos p. 367). Descrições de como criar e editar fontes no Fontlab e no Fontforge e ainda o uso de plugins como o Potrace (que já usei com bastante sucesso) a partir da página 489 (Fontforge). Por fim e para mim, pelo menos, acaba na optimização e rasterização – hinting (p. 507) e com as tabelas de substituição contextual Open Type (p. 576). Não fui aos anexos e tabelas específicas dos formatos, mas o livro continua com dados preciosíssimos. Um item indispensável para quem quer passar do desenho à implementação de Fontes Digitais.

Designing Type
Karen Cheng

Best Price $15.95
or Buy New $20.80

O livro essencial para quem se vai dedicar ao desenho de tipos. Independentemente da tecnologia que o vai implementar, os tipos produzidos através da abordagem de cheng são consistentes, responsáveis e cuidados. Cheng apresenta uma anatomia básica (bastante completa), classificação de tipos baseada num critério cronológico (pessoalmente sinto-me dividido entre este e o de Lupton) bem como os problemas da sua classificação. Logo no início percebemos que Cheng pretende educar designers, bem como tipógrafos com uma abordagem mais rica e responsável. Não se limita a exprimir uma opinião, mas sensibiliza-nos para as questões envolvidas. Deenvolvimento processual de tipos serifados e não serifados com base numa metodologia incremental- desenvolvimento de letras/formas circulares, triangulares e quadradas pelo que vai percorrendo as características de cada uma, serifadas, não serifadas, numerais, pontuação e caracteres especiais. Não termina sem antes se referir ao espaçamento. Um livro, um compêndio de desenho espectacular, cujo único defeito é não ter tradução em Português.

Ver as restantes páginas:

2 Comments»

  A letter is so simple « Designlab wrote @

[...] Ah, e se me quiserem ajudar comprem o livro através do link deste blog: http://pedamado.wordpress.com/livros-recomendados/tipografia/ [...]

  Os números de 2010 « DESIGNLAB wrote @

[...] Tipografia Abril, 2008 1 comentário 5 [...]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 129 other followers

%d bloggers like this: