Fontshop Top 100 tipos de todos os tempos

cerca de uma semana algum tempo atrás, a Fontshop (DE) publicou uma listagem do “Top 100” dos tipos de todos os tempos. Ainda só em alemão, e muito “suspeita” esta lista prova ser um recurso muito valioso na avaliação do uso da tipografia na última década.

É especialmente interessante cruzar esta lista com o Top de vendas do MyFonts, por exemplo. Apesar de ser uma lista muito “relativa”, a Fontshop International é uma empresa bem reconhecida, autora do famoso Fontbook e tem sido responsável pelas mais recentes tendências no design contemporâneo. Quem não conhece a Din actualmente?

Uma clara manobra publicitária/marketing da empresa não poderemos nós também retirar algumas considerações sobre as posições que as próprias fontes ocupam? Na realidade o Júri que elegeu esta lista é composto por reputados membros da comunidade do Design Tipográfico nas diferentes áreas da Crítica, Teoria, Design Edição de tipos.
Esta classificação já causou um longo thread inflamado na mailing list da ATypI da Typo-L (onde foi anunciada vi o anúncio) e muitos reivindicam algumas posições/ausências, que, por falar em ausências, onde estará a Comic Sans ;)

Em tom de conclusão/discussão gostava só de notar que o mais interessante é verificar que as principais entradas são as dos tipos clássicos desenvolvidos sensivelmente na primeira metade do século XX. Fontes muito populares, mas que são sinónimo de moda, aparecem muito pontualmente, e não ocupam verdadeiramente um lugar predominante na lista. veja-se Helvetica (1º) vs. Din (20º), Akzidenz Grotesk (7º) vs. Scala (34º), etc… Será que já não se fazem clássicos?

P.S.: Por falar em comparações, o Spiekermann vem à ESAD (não tarda muito), e tenho a certeza que se vai vangloriar da Meta estar à frente da Din… vai uma aposta?

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

1 thought on “”

  1. Note from the editor
    Written by Jürgen Siebert on 2007-04-03 – http://www.fontblog.de/
    http://www.typeforge.net/cms/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=28&lang=en

    FontShops 100-best-ranking is based on three factors:
    • international sales figures
    • the historical relevance
    • the jury’s voice
    We excluded OS-only typefaces like Verdana, Georgia or Comic Sans. These typefaces are in use for one simple reason: every PC-user has them. But they are not used, because they are good (some are, of course).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s