Mestrado em Arte Multimédia

Como deve ser do conhecimento de alguns, no passado dia 17 de Abril apresentei e defendi a investigação realizada no âmbito do Mestrado em Arte Multimédia com o título: “Explorando o Bazar Tipográfico. A importância dos modelos emergentes de comunicação na criação de uma plataforma de colaboração livre para o design tipográfico.”

Alvelos, Carraptoso, Correia e Amado

Presentes na mesa estavam o Prof. Eurico Carrapatoso (FEUP) como presidente do mestrado, o Prof. Nuno Correia (UNL) como arguente e o Prof. Heitor Alvelos (FBAUP) como orientador da investigação.

A defesa correu bem, em muito devido ao apoio de todos os colegas, amigos e alunos presentes na audiência a quem nunca hei-de agradecer o suficiente (sem querer tirar mérito ao trabalho de preparação claro!)

Por isso deixo neste post o resumo patente na tese, bem como os links para a download da tese e dos slides da apresentação.

Pormenor da Capa da Tese

“Explorando o Bazar Tipográfico: A importância dos modelos emergentes de comunicação na criação de uma plataforma de colaboração livre para o design tipográfico” trata de temas como a evolução da Web, a Cibercultura e Modelos de Comunicação, o desenvolvimento de Software Livre e a criação de Projectos Colaborativos sob a realidade electrónica. No âmbito da Comunicação na Cultura Digital, o desenvolvimento de Design Tipográfico foi a aplicação prática escolhida como objecto de análise, tendo por base a ideologia e o modelo de desenvolvimento de Software Livre.

Reflecte-se principalmente a mudança de paradigma provocado pelo aparecimento da sociedade de informação desde o desenvolvimento do conceito de Internet. É, acima de tudo, uma análise dos processos de comunicação e colaboração na sociedade digital. Assim, apesar de abordar temas gerais como a Comunicação, ou Cibercultura, foca principalmente propostas colaborativas on-line, a dicotomia da Tecnologia versus Cultura, a Rede e os Modelos de Comunicação e as Plataformas de Colaboração actualmente mais populares. No entanto, sendo uma investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Arte Multimédia, investiu-se essencialmente no Design Tipográfico.

O subtítulo “A importância dos modelos emergentes de comunicação na criação de uma plataforma de colaboração livre para o design tipográfico” representa um desafio de síntese dos assuntos mais importantes da dissertação:

• A evolução e o desenvolvimento da Internet, da Web e da Cibercultura como iniciativas livres, de reacção e de contracultura;
• O surgimento da sociedade em rede actual, que reflexos existem na história do Ciberespaço como meio de comunicação e como este meio se revela ser o espaço ideal para o desenvolvimento da cultura digital actual;
• A influência dos modelos de comunicação dos finais dos anos 1960 no fenómeno de rede actual;
• O modelo de gestão adoptado pelo desenvolvimento de Software Open Source e como este influência o quotidiano e a produção criativa;
• Os presentes métodos colaborativos de produção e partilha de conhecimento e de produtos intelectuais – motor de impulsão da inteligência colectiva e de uma sociedade mais produtiva, crítica e responsável.

Dissertação de Mestrado
(PDF 8,2 MB)

Slides da apresentação
(PDF 44MB Requer Quicktime) (PDF 500KB)

Transcrição e Notas da Apresentação
(DOC 100KB)


Notas para a apresentação de trabalhos de investigação
(DOC 70KB)


Apresentação do percurso da Investigação na Aula de MAM/MI 2007-05-18 a convite do Prof. Doutor Heitor Alvelos.

Slides da apresentação
(PDF 107MB Requer Quicktime) (PDF 900KB)

Transcrição da apresentação
(DOC 30KB)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

5 thoughts on “Mestrado em Arte Multimédia”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s