OFFF Barcelona 2007: Dia 2

SEXTA-FEIRA 11 DE MAIO

Unit9
Graffiti Research Lab
Motion Theory + Josh Nimoy
Alva Noto + Frank Bretschneider + Olaf Bender
Joshua Davis vs Neville Brody “Re:fresh!”


UNIT9

Unit9 UK
Começam por questionar o público presente quantos são developers, designers e outros (?)

Adobe Creative Mind (CS2) mini-site (contratados pela Goodby Silverstein)
Processo de trabalho e colaboração com a GS desde os primeiros sketches ao produto final. A adobe mandou o site abaixo, mas o site ainda está alojado no site deles

Foster Farms micro-site
Muito storyboarding.

Os Unit9 destacam-se pela qualidade da ilustração e da animação. Trabalham directamente com developers de software para implrentar as ideias deles (primeiro a ideia, depois a animação e no final o resultado implementado). O cuidado do design e da animação e da ilustração e design

V Festival Game
Post its como ferramenta de trabalho ideal.
Como poster no Pixel Surgeon (W) recebeu muitos comentários e feedback.
Criação de uma motor (skineable) muito comum nos dias de hoje

Discover Visa Card banner animations. extremamente simples e interactivo.

– Estão a trabalhar num protótipo de Motor 3D em Flash (Skinnable)

Promoção para o Sci-Fi Channel

Unit9 have been at the forefront of making rich, immersive campaign websites for clients around the world. Sites such as: Adobe creative mind, V&A modernism site, Honda Grr were created over the last few years aiming to entertain and market to those with a good broadband connection (and punish those with a measly 56k). In this talk they’ll cover experiences in this field, good and bad, and what they’ve learned. Building a great site is about good design and good functionality working in harmony but today things are getting more complex. 3D content, keyed video and programmatic based sites mean more headaches, and complicated dependencies between what the creative aim is for the piece and the final result. Unit9 will show us some of their tricks to make things work.

Técnicas:
Flash e (muito) Actionscript, Produção audiovisual (?)



GRAFFITI RESEARCH LAB


Graffiti Research Lab. US
– Street Art
– Open Source
– “Pigs love lasers”

Design de robots para o Governo dos USA/NASA – participou na primeira expedição do Mars Rover

– Criação da campanha de promoção para a AIGA, na fachada de um hotel. Interactive Architecture

LED Throwies
www.instructables.com
Sustentabilidade – Qual o custo da mensagem justifica o seu conteúdo?

Night Writer – Dar as ferramntas às pessoas que os gigantes da publicidade têm.

Art.Rotterdamhttp://hangar.org

Labs at Eyebeam (www.eyebeam.org)

Evan Roth and James Powderly, better known as the Graffitti Research Lab, have embarked on a mission: to revolutionize tools and languages of urban artists with cheap technology and open knowledge. And so far they are making it: their LED throwies (magnetized lights that stick on metallic surfaces) have become a popular phenomenon on streets worldwide. Their latest projects show to an overflowing imagination and a growing ambition. Their L.A.S.E.R. Tagg, for instance, is able to virtually make graffiti writing over the facade of a building with a projector and a laser pointer; it must be seen to be believed. Graffitti Research Lab is without a doubt one of the great emergent names in the international scene of “new media”. During OFFF they will take over the streets of Barcelona.

Técnicas:
Electrónica (montagem), maquetização e produção em massa, C++ e OpenFrameworks


JOSH NIMOY

Josh Nimoy US
Considera-se um artista que trabalha com tecnologia. Breve percurso de vida. Apenas 27 Anos e já é uma referencia mundial na Arte digital interactiva.

“Where’s the artist, where is the Technologist? Don’t know the difference anymore!”

Revelou muita atitude (arrogante), como ouvi comentar “Este gajo tem um bocado a p*ta da mania!”

Ball droppings

Motion Theory Reel
Uma mini-hollywood dentro de um edifício.

On the one hand, Motion Theory: one of the elite creative teams working on motion image today, responsible of many of the most impressive spots of publicity and musical clips of the last years (HP, Nike, REM, Modest Mouse). On the other hand, next to them, Josh Nimoy, digital artist, responsible for interactive installations and pieces of software, and master of code.
So why are they together here? Motion Theory is one of the few studios that have chosen to have to a software artist -Nimoy- in their rows permanently, and this collaboration has allowed them to extend the limits of commercial software that everybody uses. OFFF stages this stimulating encounter between languages in a session dedicated to the two faces of the work of Motion Theory and Josh Nimoy.

Josh Nimoy is a young artist working in new media, with an interest in electronic engineering. He created an interactive art piece called BallDroppings and some robotic typography 2003. He is the creator of Myron, an open source computer vision system. These days he works in Los Angeles as a motion graphics programmer at Motion Theory

Téncicas:
(Flash e Actioscript ?) e Processing.


ALVA NOTO + FRANK BRETSCHNEIDER + OLAF BENDERAlva Noto DE (Artista audiovisual… FlashFreak)
Frank Bretschneider DE (Frank Bretschneider works as a musician, composer and video artist in Berlin)
Olaf Bender DE (Músico e FlashFreak)
Audiofriks…

Minimal Eye Candy e música electónica do melhor. 10 minutos foram o suficiente para a sessão de 2 horas…

Created in Chemnitz in 1998 by Frank Bretschneider, Olaf Bender and Carsten Nicolai aka Alva Noto as a result of the fusion of the seals Rastermusic and Noton.Archiv für ton und Nichtton, Raster-Noton is one of the most respected houses in the scope of the vanguard music. In his almost ten years, the German record has managed to extend its publishing nature to become synonymous of an unmistakable aesthetic, cradle in a conception of the electronic art that is translated in audio-visual exercises of austere but constructed appearance on structures of an overwhelming geometric complexity.

In their conference-performance in OFFF 2007, the three founders of Raster-Noton will expose the formal and conceptual matrix of their individual works as both their individual works and the common denominators that are shared by the set of artists who collaborate with the Germanic record house.


JOSHUA DAVIS VS NEVILLE BRODY “RE:FRESH!”

Joshua Davis US
Neville Brody UK

Entre amor escárnio e maldizer inicial entre os dois em tom de humor, Neville inicia a apresentação com o Colapso do Pensamento. As universidades estão a transformar-se em entidades comerciais. temos que repensar para quem estamos a trabalhar. Isto porque quando as coisas se estabilizam, nós deixamos de pensar.


O discurso foi em tudo muito na linha da Conferência da ESAD:
http://users.fba.up.pt/~pamado/designlab/2007/04/03/personal-views-29-neville-brody/

A tecnologia já não está ao serviço do público, mas ao serviço comercial, das empresas privadas que as controlam e usam para nos controlar.

Temos que voltar às palavras e pensamentos que já não usamos mais.
Foi um pouco como o concerto de José Mário Branco – Um manifesto para repensarmos a nossa atitude, mas sem apresentar uma solução que se ajuste ao actual modelo de desenvolvimento económico e social. Ao contrário de outros intervenientes como os GRL que apostam no activismo enquanto estratégia “subversiva” de comunicação (desenvolvido paralelamente às actividades comerciais) e no Open Source enquanto modelo de partilha de conhecimento e desenvolvimento Social.

Joshua Davis depois de atrofiar o início da sessão de Neville com mensagem na projecção, inicia a sua parte da sessão com um breve resumo do seu percurso pelo campo artístico e da arte. Após as primeiras experiência s frustrações face à utilização de técnicas clássicas, apercebe-se: “I like the idea of being confused”. Referindo-se à criação enquanto um acidente muito pouco controlado.

“Would you like to see me naked?”
Neville

“What are the odds of me fucking Neville Brody?”

(Piada ainda relativa ao facto de ele atrofiar (fuck) o início da sessão de Neville.

Confronto de gigantes (de Ego) Neville do print Design, Joshua do Flash/web Design.

“Mapping the Artwork to the system and creating drawing tools” para criar peças gráficas com um maior ou menor factor aleatório revelando a ideia de criação de padrões (de processo, de desenho, de Design). Isto descreve basicamente o processo de trabalho de Davis (como descrito na conferência do ano passado: http://users.fba.up.pt/~pamado/designlab/2007/05/08/deslocacao-ao-offf-2007/).

– Apresentação do recém ampliado site joshuadavis.com:
Diário (diary.joshuadavis.com) Onde irá colocar o desenvolvimento de projectos correntes. Um blog de trabalho pessoal e comentários

Workshop (workshop.joshuadavis.com)
Colocação de documentos dedicados à aprendizagem. Ficheiros (source files) de Flash em Open Source.

– Dinamic Abstraction: Livro de Joshua Davis Editado por John Maeda. (?)

– Sobre o confronto entre I&D vs. Chasing deadlines, AKA Davis vs. Brody
Gerou-se uma discussão por um lado entre “!pushing the development of ideas” e o esquema de colaboração e equipas acabam por se influenciar mutuamewnte e criar esse desenvolvimento do meio. Por um lado o desenvolvimento aberto e o feedback público. Do outro, o projecto FUSE – aberto ao Público (embora restrito e elitista nas palavras de Brody – acabando com a questão “how can we apply this to a broader scope?”, à qual Davis já tenta implementar uma resposta com o os seu site ampliado?

“We are scared of doing stuff!”
Davis

“The point is going out and risking shit!”
Davis

“These fuckers gone and gave me an award!… I want to be [remain] confused. I don’t wanto to know what I do is good”
Acerca do prémio austríaco recebido pelo projecto Praystation. Resultado: dois dias depois, mandou o site abaixo!

O segredo é “Work like hell! Not being figgured out!”

Two of the most influential designers from the last twenty years, one on paper and the other one on the screen, sit together to converse about the great questions that serve as motto for OFFF 2007. Which is the true power of design in the world nowadays? Which should be its priorities? What things are really important, and which we could miss for ever? A stimulating dialogue in search of new ideas and urgent solutions for the most immediate crises.


Técnicas:

Neville – Adobe CS e Freehand (?)
Joshua Davis – Flash e Actionscript e Illustrator


Resumo

Descrição, fotografias e videos do Dia 1
Descrição, fotografias e videos do Dia 2
Descrição, fotografias e videos do Dia 3

Descrição, fotografias e videos do Showplace

Resumo total em PDF (~2MB)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

1 thought on “OFFF Barcelona 2007: Dia 2”

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