Personal Views 36: Experimental Jetset

Apresentaram trabalhos muito bons, especialmente a imagem gráfica desenvolvida para o Stedelijk Museum CS e para a Theatre Company. Centrados na mensagem a passar, muito descontraídos na abordagem formal, como já temos sido habituados pelos Holandeses. O resultado foi a apresentação de um portfólio de clara influência do estilo internacional, mas de forte afirmação contemporânea holandesa.

O espaço criado na conferência dos Experimental Jetset foi muito agradável. Melhor só mesmo se a cadência da apresentação fosse menos monocórdica e se os dotes linguísticos dos oradores fossem melhores. Mesmo assim, a sala estava cheia e a assistência manteve-se resistente até ao final.

A conferência centrou-se na apresentação/explicação dos trabalhos mais recentes (alguns dos quais podem ser consultados no seu website), pelo que este resumo reflecte-o num apanhado de citações.

Experimental Jetset is an Amsterdam graphic design unit founded in 1997 by Marieke Stolk, Erwin Brinkers and Danny van den Dungen. Focusing on printed matter and installation work, their clients have included the Amsterdam Stedelijk Museum (SMCS), Centre Pompidou, Colette, Dutch Post Group (TPG), Réunion des Musées Nationaux (RMN), and De Theatercompagnie. Their work has been featured in group exhibitions such as Terminal Five (JFK Airport, New York, 2004) and The Free Library (Riviera Gallery, New York, 2004). Solo exhibitions have included Kelly 1:1 (Casco Projects, Utrecht, 2002) and Ten Years of Posters (Kemistry Gallery, London, 2006). Since 2000, they teach at the Gerrit Rietveld Academy (Amsterdam).

Andrew Howard iniciou a conferência apresentando os Experimental Jetset (66,6% dos elementos do grupo que estavam presentes) brincando com o facto que Marieke não gosta de voar e efectuou uma viagem de mais de 24 horas de combóio (ao lado de 3 homens mal-cheirosos) só para poder vir realizar a conferência.

Estes designers de Amesterdão abriram as hostilidades com um pequeno reel da exposição “10 years of Posters” motivo pela qual estavam na ESAD.

Apesar de tudo, afirmam “we don’t see ourselves as poster designers“, facto que não ficou bem claro. Tanto o tema como a maior parte da conferência centrou-se nos trabalhos de cartaz.

– Apresentação da imagem gráfica do Paradiso (A’DAM):

It frames the background […] looking for something beyond the surface

– Acerca dos cartazes enquanto objectos:

It’s not just an image painted, but the painted [paper] object in itself.

– Exposição Americatecture. O fascinio pela expressividade da tinta salpicada e o inicio de uma longa série de “inversões gráficas” – literalmente descontextualizar pela simples rotação de 180º.

Início de uma série de apontamentos sobre a paleta cromática que usam – essencialmente o Vermelho, o Azul e o Branco. Brincam com a possível influência das cores da bandeira holandesa…

– Kagami (JP). Mais uma inversão e uso das 3 cores.

– Pavilhão da Holanda na Bienal de Veneza em 2003. Mapa do mundo virado ao contrário e salpicado do tipo de tinta.

Little things that keep us going

– 1st A’damse film night (low budget)

Let posters feel like posters… a reference to the posters themselves as a medium

– 2nd A’damse film night (ainda mais low budget).
Entre os dois parece ter havido um pequeno desacordo sobre qual das campanhas os seus alunos tinham gostado mais.

– Série de cartazes/campanhas para a Theatre Company.

Notei uma breve inflexão que já tinha sido marcada por Karel Martens (?) no ano passado sobre a definição de Designer Gráfico em holandês – graphische ontverper – que é melhor traduzido como construtores de imagens (image builders/form givers) na definição/denominação tradicional da profissão (cujo termo me escapa dada a cacofonia da língua holandesa – vormgevers?).

Consideram-se construtores das mensagens, embora admitam que, no processo de construirem imagens com texto/tipografia, essa mesma mensagem (o nome da peça p. ex.) perdia notoriedade em detrimento do cartaz na totalidade. Admitem terem feito (um pouco) asneira ao tomarem as opções que tomaram na altura.

It’s not the poster in itself, but the moment when you see it on the street

On each play we use promotional material, such as pictures..

– Stedelijk Museum CS – http://www.stedelijk.nl/

Referência ao antigo Edifício dos Correios para onde o Museu se mudou. Tentativa de impregnar a imagem criada para o museu com a mentalidade/história holandesa.

Utilização do sistema/standard A4 (face às restrições orçamentais e ligação aos materiais tipo folhas de sala sempre presentes no museu)

Supply/office like space. Thinner/thicker document holders. We were looking for some kind of ready-made objects and ended up designing them ourselves as we needed perfect A4 fit holders.

Catálogo/revista do museu (que se assemelha muito à imagem criada no site). Descobriram que o Design editorial/periodistico (de revistas…) era muito complicado, dado que precisavam de muito tempo (que não tinham) e que precisavam de estar intimamente envolvidos com o conteúdo editorial.

Mensagens SMCS nas escadas de acesso ao Museu (que não consegui fotografar, mas que tinham muita piada, dado que eram sempre frases encontradas com SMCS, a sigla do museu). Este foi um trabalho “tapa-furos” a pedido do museu, pois não conseguiram realizar as encomendas de peças artísticas de site-specific [ideia original].

Exposição de Sandberg (director artístico NL, que também já tinha estado patente no Boijmans em Rotterdão – http://www.boijmans.rotterdam.nl).

[For the museum communication staff the] Poster is seen as a place for the museum logos

A exposição dos trabalhos dos Experimental Jetset realizaou-se mesmo em ambiente de galeria, pelo que o que mostraram foi precisamente um apanhado destes trabalhos.

Não fiquei para a sessão de perguntas que se seguiu ao intervalo… alguém?

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

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