Cleartype

A Microsoft (MS) está, e sempre esteve, debaixo da mira do público mais crítico no que diz respeito às decisões e implementações do seu sistema operativo (SO).

No mundo da tipografia, há poucos casos mais polémicos do que a própria Arial… Agora que o Windows Vista e o Office 2007 estão “cá fora” aqui ficam mais duas decisões que prometem dar polémica: Calibri e Corbel.

No Windows XP já tinhamos visto a Microsoft contratar um dos maiores designers tipográficos vivos – Mathew Carter – para desenhar algumas das suas fontes tal como Georgia e Verdana (e a consquente Nina).

Com a publicação do Vista, a Microsoft apresenta agora 6 fontes completamente novas desenhadas por reputados designers tipográficos actuais, das quais destacamos: Calibri de Luc(as) de Groot, Constantia de John Hudson e Corbel de Jeremy Tankard

Infelizmente, dado que é da Microsoft, só dá para ver os previews em Windows, numa tecnologia de apresentação nova chamada XML Paper Specification (uma espécie de PDF da MS – ver mais aqui).

Já tive a oportunidade de olhar para as novas fontes (no XPS Viewer) e garanto que (pelo menos) a Calibri é absolutamente genial. Aliás, o pequeno logótipo do DesignLab actualizado em Janeiro deste ano, reflecte o traço da Calibri. No entanto, a Calibri provém da popularidade da Verdana (?) e o logo do DesignLab é uma versão modificada da Lucida.

O corte limpo de remate arredondado é uma tendência crescente no mundo do design tipográfico. Podemos ver a adopção crescente deste estilo tipográfico no Design, desde que a EDP apresentou a sua nova imagem gráfica por exemplo. É o fim do reinado da DIN e das fontes de corte tipicamente holandês como a Swift para o estilo “amigável” e “anti-alias” da Web 2.0.

Esperemos que a polémica em volta das novas fontes não se arraste durante anos (como o caso da Arial vs. Helvetica) e que as pessoas reconheçam o valor destas novas adições ao SO. Melhor do que isto só mesmo se a MS publicasse as fontes em regime aberto OSS de forma que todos pudessem usufruir das mesmas.

Visto originalmente aqui:
http://blogs.msdn.com/fontblog/

Ler mais aqui:
http://www.microsoft.com/
http://www.microsoft.com/typography/ClearTypeFonts.mspx

http://www.prnewsnow.com/

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

3 thoughts on “Cleartype”

  1. Não referiste a Cambria (a “substituta” da times”).
    É muito bonita, e não é que funciona muito bem em SMALL CAPS no word e powerpoint?!!
    Se fizeres o download do trial do Office2007, a instação inclui as novas fontes.

    Confesso que fiquei surpreendido com estas novidades da Microsoft!

  2. Diogo:

    Obrigado. Não conhecia este “truque” de descarregar o Powerpoint Viewer. O instalador coloca automaticamente as fontes no sistema e já as posso usar p. ex. no MS Word.

    No entanto, mantenho a minha opinião… Acho que a Calibri é a melhor fonte do pacote novo. Admito que a Cambria tem estilo, mas os pormenores ainda me escapam… isto é, por um lado apresenta terminais num estilo holandês – Curvas acentuadas interrompidas por cortes “limpos”, mas por outro lado não se desprendeu do estilo transicional da Times… parece ter sido feita para agradar a todos e ninguém em particular.

    XPS Viewer

    Teste de fontes no MS Word

    Pormenor da Cambria
    Pormenor da Cambria

    http://users.fba.up.pt/~pamado/designlab/files/TypeSamples.pdf

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s