The Ressabiator @ Público

São várias as lições que se podem tirar do Personal Views, o ciclo de conferências que encheu, como nunca, a escola de design de Matosinhos.

In “O design gráfico não é só publicidade”, Público 23.06.2007, por Mário Moura Crítico de design

É assim que Mário Moura inicia o artigo que escreveu recentemente para o Público sobre as Personal Views. No seu site deixou apenas um pequeno comentário referindo-se a um artigo que resume os últimos anos de conferências na ESAD, Matosinhos. O site do Público on-line contém o artigo na integra, bem como uma imagem da página onde foi impressa. É, finalmente, uma resenha merecida para as conferências da ESAD e Andrew Howard, no qual Mário Moura se centrou a nível da evolução desta missão que é divulgar e promover a discussão em torno do Design.
http://ressabiator.wordpress.com/2007/06/23/publico-experimental-jetset-andrew-howard/

Ao longo de quatro anos, foram falar à Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos (ESAD) muitos dos nomes mais marcantes do design gráfico actual, desde Neville Brody, o designer das revistas Face e Arena, a Erik Spiekermann, o criador da identidade gráfica da Audi, da Volkswagen e da Lexus, passando por alguns dos teóricos e críticos mais influentes do meio, como Rick Poynor, Steven Heller ou Ellen Lupton.
São várias as lições que se podem tirar das Personal Views.

Mas a lição final das Personal Views acaba por ser a revelação da existência em Portugal de um público fiel, interessado e participativo, disposto a deslocar-se de Lisboa, Coimbra ou Aveiro, por vezes mesmo de Faro, para assistir a uma conferência de design.
Este ano, a pequena sala do auditório da ESAD esteve quase sempre lotada mas, apesar da quantidade crescente de público, houve sempre um grau surpreendente de proximidade entre a audiência e os convidados.

http://jornal.publico.clix.pt/main.asp?dt=20070623&id=11515561&c=A&q=mario%20moura&nid=219710

Nas palavras registadas no seu Blog:

Público: Experimental Jetset & Andrew Howard

Jun 23, 2007 in Notícias Breves, Jornais, Conferências, Crítica

O Frederico Duarte tem escrito regularmente artigos e entrevistas sobre design para o Público. Por sugestão dele – que aproveito para agradecer aqui –, escrevi um artigo de opinião sobre o ciclo de conferências Personal Views, organizadas por Andrew Howard na Esad de Matosinhos, que sai hoje no Público, servindo de apoio a um artigo do Frederico sobre os holandeses Experimental Jetset.

Página do Artigo de Mário Moura na edição do Público

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s