project-aurora-fbaup

Amanhã, Wei Yeh irá apresentar os seus projectos de investigação na Aula Magna da FBAUP. As informações disponíveis on-line fazem deste evento uma actividade a não perder. Subscrevam este post para receberem a actualização com as notas da conferência.

Ontem Na passada quinta-feira 28 de Junho, Wei Yeh apresentou os seus projectos de investigação na Aula Magna da FBAUP para uma audiência reservada, mas muito interessada. A sessão foi agradável, o potencial das aplicações e software demonstrados é enorme e absolutamente surpreendente. Deixa no ar a pergunta e o assombro: “Isto é possível fazer com a tecnologia de hoje?”

A única coisa que deixou algo a desejar foram os exemplos em si… embora tecnologicamente menos evoluídas, pessoas como Amit Pitaru, Joshua Davis, Yugo Nakamura, Robert Hodgin, Karsten Schmidt, etc fazem peças graficamente muito mais interessantes. Mas de qualquer forma, se Wei comercializar o seu produto, iremos certamente ouvir falar do Aurora!

Wei Yeh é investigador da Universidade do Texas em Austin na área dos “Novos Media” e das “Tecnologias Ambientais”. É também o autor do projecto “Aurora”, e um pivot emergente de investigação aplicada e experimentação em “iterations of a wearable performance augmentation system”.

Wei Yeh será convidado da U. Porto numa palestra a realizar na próxima quinta-feira, dia 28 de Junho, às 10h00, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes, para falar do seu trabalho académico, científico e performativo. No final da palestra, haverá lugar para o debate e partilha de ideias sobre projectos tecnológicos e artísticos.

http://www.fba.up.pt/palestra-wei-yeh-apresenta-aurora

Algumas páginas com informações sobre Wei Yeh:
http://www.everything2.com/index.pl?node_id=1512710
http://www.projectaurora.org/director.html

.

.Wei começa a conferência com a pergunta se gostamos dos computadores que usamos actualmente. “Chunky computers…”Profissionalmente, é um software engineer, trabalhou na Wiley e agora colabora na criação de software P2P e Torrent. Estão a ultimar a versão 2.0 do Aurora, o que veio a explicar ser um protocolo de comunicação/transmissão de dados (+ o fato sensorial que desenvolve em protótipo).Apresentou vários projectos/performances desenvolvidas com o fato/Aurora mas ficou a faltar uma demonstração do que fazer mesmo com a tecnologia que fosse para além do que aparentmente dá para fazer com mais do que um simples video sincronizado ao espéctaculo de dança. Frisou que mais do que as peças em si, o que quer demonstrar é o verdadeiro potencial da Wearable Technology – os fatos processam os sinais dos sensores, extrapolando os dados necesários, apenas com uma pilha pouco maior que uma moeda, com uma autonomia de cerca de 60 horas e são laváveis (tipo na máquina) até cerca de 700 vezes. As aplicações desta tecnologia na vida do dia-a-dia são infindáveis!

.

.

.

.

Shadow Puppets..Apresentou ainda alguns projectos de colaboração de outra natureza como o seguinte que utiliza na mesma tecnologia de comunicação em tempo real para transmissão de mensagens do público para o palco – directamente para a roupa dos intervenientes..

.Ainda a (re)criação de panejamentos em tempo real também através da leitura do corpo e interacção com o dançarino..

.

.Explica que as colaborações com artistas dançarinos e engeneiros tem sido muito produtiva:

It’s not impossible to work with engineers… they just don’t want to do it…
At least try and fail!
Push the envelope instead of just playing with the status quo.

Talvez um pouco mais “lateral” à conferência, mas igualmente interessante, Sergio C. questionou a pertinência de um sistema tão dispendioso face a alternativas mais rudimentares como os Wiimotes da consola Nintendo Wii.

Alguns links sobre como fazer isto:

http://wiihacks.blogspot.com/2006/12/update-windows-wii-mote-scripting.html
http://hackawii.com/hack-to-play-zelda-on-laptop-using-a-wiimote/
http://wiihacks.blogspot.com/2006/12/howto-use-wii-mote-in-windows-as-your.html
http://wiihacks.blogspot.com/2006/12/update-windows-wii-mote-scripting.html
http://www.vimeo.com/215850
http://kotaku.com/gaming/wii_mote/wii+mote-vs-laptop-216271.php
http://www.wiili.org/index.php/Wiimote_driver
http://digitalretrograde.com/projects/wiim/
http://onakasuita.org/wii/index-e.html

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s