Exposicao de Design e TCAV do IPP


A inauguração da Exposição final de dois cursos do Instituto Politécnico do Porto: o de Design e Publicidade e o de Tecnologia da Comunicação Audiovisual foi muito estimulante.

A inauguração decorrerá decorreu na galeria da biblioteca Almeida Garrett, no dia 13, sexta-feira, pelas 22h. É claro, que chegamos atrasados, mas a festa ainda durava. A adesão era em número elevado e o espaço/envolvência estava muito agradável – a decisão de montar a exposição na Biblioteca Almeida Garrett foi, sem dúvida, excelente! Parabéns a todos os envolvidos!

Os trabalhos apresentados eram uns melhores, outros piores (como é óbvio), mas o “overall” da exposição é muito positivo.

Os trabalhos do curso de Design e Publicidade abarcam um leque de áreas muito interessante. Desde o desenvolvimento tipográfico à paginação de livros, passando pela ilustração, cartaz e rótulos. Os plintos montados para expor os trabalhos estão muito bem integrados no espaço e, a animação/tralha que os rodeia, funciona muito bem. A vertente/aposta “comercial” de divulgar os autores com cartões pessoais em cada espaço também é excelente… e tão simples…

Os trabalhos de Audiovisual (fotografia) intercalam cada plinto. Separam os espaços e dão um ritmo muito fluido e variado à exposição. Acima de tudo, a qualidade dos trabalhos é de um nível muito profissional. Falta talvez um pouco de enquadramento do desenvolvimento dos trabalhos, mas…

Os trabalhos multimédia (que não tive muito tempo para ver…) pareceram interessante, mas depositar Macintoshs numa mesa ao fundo só para dizerem que fazem sites e CD-Roms… digamos que não era necessário. Talvez uma projecção de vídeos das melhores secções dos sites, ou da navegação pelos próprios sites/CD-Roms fosse mais eficaz eliminando (talvez) a necessidade de colocar lá os computadores. Pelo menos valorizava mais aquele espaço de depósito de catálogos… Mas não me levem a mal, os poucos projectos que vi impressionaram-me muito!

Por falar em catálogos… E-X-C-E-L-E-N-T-E-! O catálogo da exposição está muito, muito fixe. Graficamente,… podia ser melhor, mas essas decisões ficam completamente postas de parte face ao trabalho/esforço investido nesta produção – a embalagem que segue o mote “Take Away” da exposição acompanha toda a qualidade demonstrada neste evento. Levo uma cópia para as Belas-Artes onde podem consultar.

Deixo também meia dúzia de fotos no on-line para aguçar o apetite… (telemóvel, mas sempre é melhor que nada):
http://picasaweb.google.com/pedamado/ExposiOIPPDesignETCAVBibliotecaAlmeidaGarrett
Espero que visitem, gostem tanto como eu e comentem também!

Mais informações:
http://takeaway07.blogspot.com/

Spot de divulgação da Exposição dos finalistas dos cursos Design Industrial e Publicidade (ESEIG) e Tecnologia da Comunicação Audiovisual, do Instituto Politécnico do Porto:

PRESS RELEASE:
—-

O Curso de Design da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) em conjunto com o Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual (ESEIG/ESE) do Instituto Politécnico do Porto, vão realizar uma exposição “Take Away” dos alunos finalistas que inaugura no dia 13 de Julho às 22h na galeria da Biblioteca Almeida Garrett na cidade do Porto.

A exposição pretende ser um incentivo à criatividade dos alunos tendo como objectivo a divulgação dos seus trabalhos de final de curso. Será apresentado um conjunto variado de projectos nas áreas do design gráfico e da publicidade, da fotografia, do vídeo e multimédia.

A exposição “Take Away” irá manter-se patente ao público de 13 de Julho a 26 de Agosto do corrente ano, podendo ser visitada no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira entra as 10h e as 18h; sábado entre as 10h e as 18h e domingo das 14h às 18h.

Panorâmica interactiva aqui:
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Porto.VR/vilas.cidades/Porto/a1_biblioteca.html

Panoramica Portugal 360º

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/205

Um espaço de informação e lazer.
Consulte:Livros, Jornais e revistas, CDs e DVDs, Internet, Bases de dados;
Utilize: Meios informáticos, Serviço de impressões e fotocópias, Empréstimo Domiciliário;
Participe: Conta-me um conto, Comunidade de leitores, Actividades Culturais no Auditório, Exposições, Oficinas de leitura.

Rua de Entrequintas, 268
4050-239 Porto

Tel.: 226081000

E.mail: bib.agarrett@cm-porto.pt

Horário
Segunda: 14h00 – 18h00
Terça a Sábado: 10h00 – 18h00.

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

2 thoughts on “Exposicao de Design e TCAV do IPP”

  1. Thank you for the review. The exhibition comes before the final assessment and as such it is a very honest reflection of the course, as opposed to a kind of ‘Greatest Hits’. This is a dangerous approach, particulalry with such a public exhibition, and I hope that visitors will recognise the openess and intergrity of the event. On the evidence of some of the exhibition individuals will not graduate without the need to resubmit (recursos), whilst others have produced some very interesting work. I am particulalry proud of the 3rd year students who were anticipating a 4-year course before the advent of Bolonha.
    Thanks, once again, for the interst you have shown and for the analysis – our aim is to get better with each exhibition/academic year.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s