Processing: Avaliação da Formação

Avaliação da 1ª Edição de 22 de Novembro a 06 de Dezembro

Introdução à Programação Gráfica (usando Processing) – Avaliação da 1ª Edição.
Submitted by pamado on Wed, 2006-12-13 11:26.

/*
Esta é uma reedição de um post do site antigo (drupal).
Serve para registar e disponibilizar os materiais que têm sido muito procurados pelos alunos, colegas e amigos. Se estiverem interessados na próxima edição do curso, mandem-me um email para pamado (at) fba.up.pt. Ou deviam ter-se inscrito no curso de Verão ;)
*/

Dos 20 participantes inscritos, 18 apareceram à primeira Sessão, 14 à Segunda e 11 finalizaram. As avaliações referem-se aos que completaram as três sessões e que preencheram as fichas de avaliação.

Basicamente, a interpretação dos resultados da avaliação mostra que as pessoas de uma forma pessoal gostaram da formação confirmando-se este resultado na avaliação heterogénea.

Creio que todos concordam que o formato de 3 sessões de 4 horas é muito “puxado”, e que deve ser mudado para um regime de maior número de sessões com menos horas, por exemplo 4 ou 5 sessões de 3 horas (apesar da avaliação do formato das sessões ser positiva).

De forma geral gostaram da matéria abordada com especial destaque para os slides, exemplos e manual da formação que foram fornecidos (on-line).

A Avaliação do Formador também foi bastante positiva, com a agradável surpresa da classificação da relação com os formandos.

O Aproveitamento Pessoal ficou dividido entre os que acharam que as sessões deviam ser mais pausadas e a matéria exposta melhor explorada e os que acharam que se devia ter coberto mais matéria, mesmo em áreas como a matemática e a trigonometria. No entanto, quase todos afirmaram não possuir qualquer conhecimento de base nesta área pelo que saíram com conhecimentos médios, o que é bastante positivo para uma formação de nível introdutório.

Finalmente, os exercícios também forma bem pontuados, notando-se um ligeiro aumento na pontuação à medida que o nível de dificuldade aumenta (assim como a qualidade gráfica do próprio exercício) às custas do número de classificações – algumas pessoas não completaram os exercícios ou não se pronunciaram nos últimos exercícios ou no exercício de casa.

Ficaram algumas sugestões para aumentar/melhorar o formato da formação a considerar em próximas edições, mas, acima de tudo, ficou desperta a curiosidade que é o fundamental.

Em anexo encontra-se o documento PDF que contém o resumo das avaliações efectuadas com os valores discriminados:

Introdução à Programação Gráfica (usando Processing) – Avaliação da 1ª Edição

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s