Introdução à Programação Gráfica

Introdução à Programação Gráfica (usando Processing)

1ª Edição:
22, 29 de Novembro e 06 de Dezembro de 2006 das 14:00 às 18:00.

Local:
Pavilhão Sul – Sala 43 (PS43).

Total 12 horas.

Próxima edição:
Dezembro de 2007 (?)
Local: (?)
Total de 15 horas.

/*
Esta é uma reedição de um post do site antigo (drupal).
Serve para registar e disponibilizar os materiais que têm sido muito procurados pelos alunos, colegas e amigos. Se estiverem interessados na próxima edição do curso, mandem-me um email para pamado (at) fba.up.pt. Ou deviam ter-se inscrito no curso de Verão ;)
*/

  1. Apreensão dos conceitos fundamentais de algoritmia e de linguagens de programação.
  2. Capacidade de documentação e descrição de um programa de computador.
  3. Introduzir o Processing como ferramenta geral de manipulação Multimédia.
  4. Produzir uma peça capaz de editar exemplares impressos dos programas desenvolvidos para posterior exibição.

A formação pretende fornecer aos alunos/formandos uma oportunidade para contactarem com conceitos de algoritmia e conceitos gerais sobre linguagens de programação. O aluno/formando será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas através da programação do computador. No final da formação, pretende-se que os alunos/formandos possuam as ferramentas necessárias para se iniciarem na programação gráfica usando ferramentas de código como Processing ou complementando programas como Adobe Flash e ou Director em scripting, isto porque os conhecimentos adquiridos permitirão abordar outras linguagens de programação.

Porquê usar código para realizar tarefas que são (aparentemente) mais fáceis de realizar de modo tradicional? Como demonstrado muito brevemente, o conceito, ou melhor o código encontra-se na raiz da maior parte das criações artísticas. Da arte conceptual ao código digital usado nas plataformas actuais é apenas uma manifestação sobre diferentes meios, a formalização de um processo racional.

Depois de uma introdução teórica à programação e algoritmia introduzindo os conceitos chave (principais componentes da programação) introduz-se o Processing enquanto ferramenta e aborda-se o léxico e sintaxe do programa com breves exercícios. São apresentados exemplos, acompanhados por uma exposição multimédia, de alguns trabalhos dos autores mais influentes no que diz respeito ao desenho digital. John Maeda, Bem Fry, Casey Reas, Mariuz Watz, Lia, Golan Levin são alguns dos autores abordados. Na secção da Prática I e Prática II, bem como no final da introdução, são realizados exercícios práticos tendo em vista exercitar os principais conceitos apreendidos. Alguns dos exercícios que se pretende executar são: Pong – Léxico e Sintaxe; Jogo da Vida – Manipulação de dados e algoritmia; Máquina de Desenho – Estruturação e prototipagem rápida de uma aplicação que gera gráficos parametrizados pelo utilizador.

As notas incluídas nesta formação (e disponíveis on-line) são relativas aos apontamentos pessoais de Pedro Amado, Técnico Superior de Design (FBAUP) compilados a partir das notas das aulas do Engenheiro Jorge Cardoso (Escola das Artes, UCP), pesquisa na Web (apontadores no final) e de investigação pessoal que realiza desde 2001 tendo por base a experiência pessoal de Pedro Amado enquanto Designer Gráfico (não-programador;) – Ver nota de crédito no manual da formação.

Por fim, esta formação surge por iniciativa pessoal de Pedro Amado no âmbito das funções enquanto Técnico de Design da FBAUP. Enquanto formação, é complementar à formação académica da comunidade, mas como verificado por experiência pessoal, é crucial num desenvolvimento pessoal mais completo.

Ficheiros da Formação:
Slides da Sessão 1

Slides da Sessão 2
Slides da Sessão 3

Manual da Formação  (Link alternativo)

Sketches da Sessão 1
Sketches da Sessão 2
Sketches da Sessão 3

Exemplo Final (Promo Card)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s