Conferência: Tipografia em Portugal

Parece que vai finalmente acontecer. Confesso que, desde a conferência da Marina Chaccur na ATypI de 2006 em Lisboa sobre o estado da tipografia no Brasil, tenho estado à espera que este tema ganhe mais adeptos.

A recente aula pública que dei no IPCA foi uma pequena tentativa de (re)abordar o assunto, bem como a promessa do Paulo Heitlinger de publicar um Caderno de Tipografia dedicao aos autores lusitanos… Mas parece que o Ricardo Santos e o Rúben Dias vão finalmente oficializar a questão!

Ricardo Santos & Rúben Dias falam na UA sobre “Tipografia em Portugal”, amanhã Sexta-feira 30 de Maio.

Pode ler-se no site:

Nenhuma outra disciplina do Design gráfico requer tanta aprendizagem e treino como o desenho de fontes, nem por outra prática se distingue tão facilmente o amador do profissional. Ricardo Santos (Vanarchiv) e Rúben Dias (Item Zero) são dois jovens designers, professores e desenhadores de fontes que vêm à UA, no dia 30 de Maio, apresentar o seu trabalho e falar da actividade (ainda rara em Portugal) de desenho de fontes. A iniciativa vai ter lugar no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, a partir das 11h15, sendo aberta a toda a comunidade universitária.


Ricardo Santos iniciou a sua carreira como ilustrador e designer gráfico e, desde 1997, desenha as suas próprias fontes. É actualmente professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e dirige a fundição digital Vanarchiv, em Loures.Rúben Dias desenvolve projectos em publicidade, web design, pré-impressão, design de exposições, design editorial e de comunicação, para clientes como EDP, Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Centro Cultural de Belém e Ordem dos Arquitectos. É professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e dirige o gabinete gráfico Item Zero.

Esta iniciativa está inserida no programa da disciplina de Tipografia da Licenciatura em Design da Universidade de Aveiro.

Fiquei absolutamente abismado por esta notícia… isto é, foi uma surpresa boa. Não conheço o trabalho do Rúben e, por isso, vais ser uma oportunidade para estabelecer o contacto. Quanto ao Ricardo, já tive oportunidade de o conhecer a ele e ao trabalho que desenvolve. Por isso estou muito entusiasmado com a conferência.

Recomenda-se. Recomenda-se mesmo muito. Nem que seja só para dar um apoio a estes “paladinos” das letras de Camões. Por sorte, não tenho agenda para amanhã e convido-vos todos a acompanharem-me. Não é pelo preço da gasolina porque o faço sempre, mas o itinerário é muito fácil – do Porto a Valadares (10 mins), de Valadares a Aveiro (45 mins, 2,05€ no Urbano) e finalmente da estação da CP ao Complexo Pedagógico da UA (20 mins a pé que também faz bem andar a pé).

Imprescindível para todos os Designers Gráficos, Alunos e Professores.

Apareçam!

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

3 thoughts on “Conferência: Tipografia em Portugal”

  1. Tenho mesmo muita pena de não poder ir, até porque estudei 1 ano no curso de Design de Aveiro e tenho saudades… fica para a próxima.

  2. Diogo:
    É pena, sempre dava para matar umas saudades. E confesso que também não ainda não vivo o campus ao máximo…

    André:
    Desculpa, também só soube disto hoje.

    Depois blogo o resultado da conferência.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s