Personal Views 44 – Irma Boom

É já na próxima Sexta-feira dia 06 às 15:00 no auditório da ESAD. Todavia, não sei se poderei comparecer. Para todos os efeitos, fica a divulgação.

Pode ler-se no site:

Irma nasceu em Lochem na Holanda em 1960. Em 1979 ingressou na AKI School of Fine Art em Enscheden. Depois de se formar em 1985 foi trabalhar para The Hague no desenvolvimento de projectos editoriais para o governo holandês como designer e permaneceu lá durante 5 anos. Em 1991 abriu o seu próprio estúdio de design (Irma Boom Office) em Amesterdão e iniciou um projecto editorial também ele de 5 anos – o livro comemorativo do centenário da empresa de gás holandesa SHV.
Desde 1992 irma leciona design em Yale nos Estados Unidos. No ano de 1993 concebeu uma série de selos em forma de borboleta para o Serviço Nacional de Correios holandês. A publicação do livro comemorativo do centenário da SHV resultante do projecto de 5 anos de Irma aconteceu finalmente em 1996. O livro tinha 2,136 páginas, nenhuma delas estava numerada e não possuía índice. Em 1998 iniciou um percurso de 2 anos como orientadora na Van Eyck Akademie em maastricht e organizou uma exibição a solo – Irma Boom on her Books – no Stroom centre em The Hague. Concebeu o design do livro Workspirit para a Vitra, a conhecida empresa de imobiliário suiça. Irma foi também designada para o comité consultivo do Ministério das Finanças holandês.
Em 2001 organizou uma exposição independente – Boom Beyond Books – na Biblioteca Nacional de França em Paris. Pelo conjunto de sua obra, a designer holandesa tornou-se a mais jovem laureada pelo prestigioso prêmio Gutenberg de literatura, oferecido pelos organizadores da feira de Leipzig. Em 2003 completou o livro artístico para a Aernout Mik e uma monografia do seu trabalho Guttenberg Galaxie. Em 2004 concebeu o livro False Flat – Why is Dutch design so good? para o instituto de arquitectura Holandês.

http://www.esad.pt/personalviews/

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s