The Oporto Show

Vai realizar-se este fim-de-semana mais uma edição do Oporto Show, no Edifício da Alfandega no Porto. Não visitei o anterior, por isso não tenho total certeza do que se trata este evento.

O que me chamou a atenção foi, hoje, ao voltar da minha corrida no parque da cidade, encontrar um Mupi colado no passeio da Avenida da Boavista que dizia “Design Manifesto 2008” (ver imagem acima). Não sei muito bem onde querem chegar com isto, mas parece-me uma manobra pretensiosa, uma falsa afirmação de valores. Apropriaram-se de uma iniciativa conhecida originalmente como “First Things First” na sua primeira edição de 1964 e “reafirmação” de 2000. Isto só me faz pensar que no marketing e na publicidade vale tudo… será?

Ao navegar agora pelo site, também reparo no pouco ênfase dado ao Design Gráfico/Comunicação. Isto é, o Oporto Show, apesar de se apropriar/associar a uma ideia/manifesto conhecido do Design de Comunicação, acaba por não ter nada a ver com o Design de Comunicação (suspeito eu). É uma “MOSTRA DE DESIGN, INTERIORES E ARQUITECTURA […] (sectores de mobiliário, iluminação e tecidos)”.

Sendo uma feira vocacionada para o consumo, pergunto-me onde estão os valores defendidos pelos primeiros Manifestos de Design?

“It rallied against the consumerist culture that was purely concerned with buying and selling things and tried to highlight a Humanist dimension to graphic design theory. It was later updated and republished with a new group of signatories as the First Things First 2000 manifesto.”

http://en.wikipedia.org/wiki/First_things_first_1964_Manifesto

[No site do TOS] … prolongar-se-á durante 4 dias (de 12 a 15). Durante este tempo, está prevista, a par dos diversos stands em exposição, toda uma programação paralela: festas de promoção das marcas, ciclo de palestras e conferências de imprensa.

Enfim… produzir, contactar, vender… não estou a encontrar nada que apele à responsabilidade social. Tudo bem que é uma feira para profissionais, mas não deixa de ser um evento público, certo?

Voltando à feira em si. O conceito, muito semelhante ao do SIARC que tive oportunidade de visitar este ano, não deixa de ser interessante. Contactei a organização a pedir informações e uma entrada para este fim-de-semana. Vamos ver se ao menos estes se dignam a responder. Se for o caso, para a semana dou novidades sobre o evento.

Pode ler-se no site:

TOS’08
Conceito: The Oporto Show é um manifesto internacional nas áreas do design e arquitectura de interiores (sectores de mobiliário, iluminação e tecidos). À semelhança da sua primeira edição, a mostra será constituída por diversos espaços cénicos, concebidos pelos profissionais das maiores marcas nacionais e internacionais. Inspirado nas mais conceituadas feiras mundiais do ramo, e após o sucesso alcançado em 2007, TOS’08 pretende ser o maior evento deste género na Península Ibérica.

Visitantes: a visita ao público em geral é feita mediante a compra de um ingresso num valor de 5 Euros.

Para o TOS’08 está previsto o seguinte programa:

Conteúdo temático/ Temas em exposição
À semelhança da edição anterior, TOS’08 apresentará aos visitantes os seguintes temas: Design e mobiliário, Iluminação, Banho, Tecidos de Decoração.

Ciclo de palestras
Além dos temas em exposição, TOS’08 contará com um ciclo de palestras que trarão os temas em exposição ao debate. Para tal, será fundamental a presença e colaboração dos profissionais das áreas em questão, bem como dos representantes das diversas marcas e de docentes de faculdades da cidade.

Festas temáticas
Algumas festas temáticas farão, igualmente, parte do programa oficial da mostra. Estas contarão, também, com os representantes das várias marcas e de patrocinadores e terão como grande objectivo a promoção das mesmas e do evento no seu todo.

Prémio Adico
À semelhança do ano anterior, o The Oporto Show ’08 contará com a atribuição do 2º Prémio Adico, de Design Industrial.

Em breve, teremos à sua disposição toda a programação efectiva do TOS’08. Fique atento!

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

1 thought on “The Oporto Show”

  1. Se me permite, a sua análise do The Oporto Show é de um bacoquice sem precedentes, tendo sobretudo em conta as bases deficientes na qual se sustenta. Em primeiro lugar, e uma vez que não visitou a primeira edição do evento, não dispõe de conhecimentos para afirmar semelhanças com a SIARC, que embora seja uma iniciativa de louvar, não coincide em nenhum aspecto relevante com o The Oporto Show. Em segundo lugar, o termo ‘manifesto’ remete, neste caso, única e exclusivamente, para o significado da palavra, ou seja, ‘declaração pública’ associada a um novo conceito de exposição nas áreas do design industrial, interiores e arquitectura, não existindo qualquer relação com ‘First Things First’, que aliás sugere uma interpretação meramente académica e um pouco limitada. Em terceiro lugar, não existe qualquer menção ao design de comunicação em nenhum dos suportes de divulgação da mostra, pelo que a sua associação só poderá resultar de uma postura viciada e egocêntrica. Evidentemente que o design de comunicação, como certamente saberá, dilui-se em todas as áreas da sociedade, nomeadamente no sector empresarial (se quiser marketing/marcas), que aliás são o sustento do próprio design. Só por esse facto, a responsabilidade social é já inerente ao próprio evento, que ao desenvolver palestras, conferências, festas (sim, pois este é o cenário propício à livre partilha de ideias e valores) e um concurso de design industrial pretende trazer ao país e à cidade do Porto um olhar aberto sobre a criatividade no contexto global.
    Das suas palavras depreende-se uma visão romântica própria de quem inicia o seu caminho, o que aliás é positivo, não fossem as claras limitações argumentativas. Quanto à entrada no caso de ser jornalista, talvez lhe atribuam uma, se não for o caso, julgo que a merecia, quanto mais não seja pelo seu atrevimento em solicitá-la.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s