Links do dia

(Experimenta Design Warm-up, Lisboa)

Não estava à espera disto, mas o ritmo do trabalho muda mesmo o ritmo de publicação no Blog. Esta semana já foi de labuta (quase) normal e, por isso, só me deixou oportunidade de publicar os link do dia. É sem dúvida um item semanal que não quero deixar de fazer. A semana também ficou marcada pelo regresso à escuta dos podcasts tradicionais – BOL, TWIT, Net at Night… (vejam a secção dos podcasts em baixo à direita neste Blog). É engraçado como as férias, mais ou menos para descanso, obrigam a reinicializar todos os rituais habituais. Mesmo aqueles de que se gosta…

À semelhança da semana passada, e porque ainda não estou contente com o formato, vou mudar ligeiramente os aspecto e organização deste post. Mantenho a imagem no cabeçalho e a lista inicial, mas abandono o formato de listas <ul> porque roubam muito espaço ao texto. Por isso sem mais demoras, o resumo dos links:

Design:
Thinking for a living;
Graphic Design Museum;
Experimenta Design;
Logótipo para o SIPA;
História de mapas anatómicos;
Misprinted Type;
11 Red Dot Awards para território nacional;

    Multimédia:
    Créditos do OFFF 2008;
    Efeitos visuais para Linkin Park Tour;
    BumpTop;
    Papervision 3D;
    Kaltura;
    Totoro;

      Web:
      Quarkbase;
      Google Chrome;

        Cultura e Educação:
        IV Encontro universitário de weblogs;
        Está o Google a tornar-nos mais estúpidos?
        História do Amiga;
        Breve história dos computadores;

          A maior aposta deste post foi, no entanto, o Google Chrome! Continuem a ler para uma descrição e comentário breve sobre cada item.

          Créditos do OFFF 2008 – Já os tinha postado quando voltei do OFFF este ano (procurem neste Blog), mas de qualquer forma nunca é demais lembrar e linkar este trabalho excelente de Rob Chiu e Chris Hewitt. Via Motionographer.

          Efeitos visuais para Linkin Park Tour – Mais uma vez, via Motionographer, Hewitt com a direcção de fotografia de Charles Lee apresentam uma animação visual para a tour dos Linkin Park (LP). Abstracta e fenomenal. O ambiente remete para outro realizador de que gosto muito, Chris Cunningham, mas de certa forma, esta dupla acerta no tom certo (acho eu) para a sonoridade dos LP (sim, também gosto muito desta banda…)

          Quarkbase – Tudo sobre um website. E não estão a brincar!!! É inacreditável a informação que se consegue obter a partir de um simples motor de busca quando se sabe o que procurar. Fiz uma pequena “vanity search” com o meu projecto typeforge e… estou sem palavras. Via 111 Graus.

          Google Chrome – O novo browser da Internet da Google. Estou a instala-lo enquanto escrevo estas linhas. Se não por mais nada, este browser já só é fantástico pela promoção em cartoon pelo aclamado autor e crítico de BD Scott McLoud: http://www.google.com/googlebooks/chrome/. Enviado por e-mail pelo Jorge M. Prometem ser uma das experiências mais seguras e rápidas até à data. Pergunto-me se será melhor do que o Firefox 3Só o tempo dirá, mas para já o instalador (que seleccionei em Inglês, como o meu sistema operativo) reverteu para português… já começa a parecer uma cena à Apple…

          <update>

          Pois é, instalei-o e experimentei-o (3 dias). Mas não me parece que o vá usar muitas vezes. Continuo a preferir o Firefox 3. Ora vamos lá ver… o browser é realmente rápido a arrancar e a navegar. É intuitivo e simples (muito ao estilo da Apple, no que toca à experiência do utilizador). Para um utilizador normal vai ser uma melhoria significativa em relação a qualquer outro browser que já usei – muito simples, eficiente e bonito – no entanto, para mim que tenho constantemente ~20 tabs abertos, o Firefox é muito mais eficiente.

          (Carga da memória do Google Chrome vs. Firefox com ~30 Tabs abertos)

          O grande defeito encontrado: O Chrome trava-me o computador regularmente durante alguns segundos. Se estou a trabalhar com o Browser aberto (quase sempre) o computador soluça mesmo que esteja com o foco noutra aplicação… grande inconveniente. Outro aspecto que não gostei foi a promessa não cumprida da Google de que este browser usa menos memória que o outros… É verdade, cada tab é lançado num processo individual (o que melhora a performance?), mas quanto ao consumo de memória… vejam por vocês mesmos (imagem acima). Não se deixem enganar pelos 270 MB (a subir) do Firefox. O Chrome, somando todos os seus processos/tabs excede em muito (e a subir) a carga dada à memória…

          Ah… e já não consigo viver sem os meus plugins… ;)

          No entanto, uma coisa é certa – ainda não o desinstalei, vou usa-lo regularmente e estar atento às melhorias que a equipa da Google irá apresentar nos próximos meses.

          </update>

          O beta do BumpTop já está cá fora! Ainda não o instalei, mas devo fazê-lo ainda este fim-de-semana ainda não consegui fazer e já é quarta-feira… (a seguir aos backups… depois de tudo o que se anda a escrever sobre a instalção do IE8, começo a ter medo de fazer o que quer que seja…). Já estava à espera à cerca de um ano (nem sei muito bem quando falei originalmente nisto). De qualquer forma, vale a pena conhecer. Agora sim, quero um iPhone, ou melhor, um NEC… com esta interface!

          Papervision 3D – Absolutamente inacreditáveis as capacidades que o Flash está a atingir… 3D, Iluminação, texturas, sombras, movimento de personagens…

          IV Encontro universitário de weblogs – “vai ser realizado nos próximos dias 14 e 15 de Novembro na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
          O tema deste encontro é principalmente vocacionado para blogues culturais.” Via MuioMuio.

          Kaltura – A edição de vídeo colaborativa e on-line já aí está. Parece que as comunidades estão a abarcar todas as componentes da multimédia. Palavra de ordem do dia: comunidade, ou melhor, segundo o Leo Laporte (TWIT) – exército (army). Via Teknomatica.

          Está o Google a tornar-nos mais estúpidos? – Reacção de Celso Martinho a uma notícia publicada no Expresso. De qualquer forma é sempre um assunto interessante para reflectir.

          Thinking for a living – Website dedicado à reflexão sobre a educação em Design. É preciso dizer mais alguma coisa?

          Graphic Design Museum – A próxima vez que for à Holanda, quero visitar este museu. Onde mais seria possível edificar uma iniciativa destas? É claro que o grafismo do site também corresponde à filosofia holandesa. Localizado em Breda.

          Logótipo para o SIPA – Concurso de até 30 de Setembro.

          História do Amiga – Vídeo documentário de 1992 acerca da história e desenvolvimento do computador revolucionário Commodore Amiga. Via Odrakadir

          Breve história dos computadores – Já que estamos no tópico, uma apresentação (slideshow) com notas (já bastante datada) sobre a história e evolução dos computadores e sistemas digitais.

          História de mapas anatómicos – Vintage! ;P

          Totoro – Animação muito gira e um projecto louvável. O Motionographer está a habituar-nos a padrões de qualidade muito elevados…

          Misprinted Type – Novo site. Peças excelentes de Ilustração e Tipografia do Brasil. Via FFFFOUND!

          11 Red Dot Awards para território nacional – O Prémio Red Dot é um dos mais prestigiados prémios mundiais. Este ano, alguns autores nacionais foram distinguidos. Nõa consigo, no entanto, cruzar esta informação no site oficial da Red Dot (porque não consigo perceber a organização do mesmo). A acreditar no Design-Ergonomia, passo a citar:

          Grandesign, de Leiria, com 1 trabalho premiado, do designer João Ornelas;
          Mola Ativism, de Linda-a-Velha, com 6 trabalhos premiados, dos designers Diogo Potes, José Mendes, Pedro Carmo, Rui Morais e Teresa Nunes;
          Policarpo design, de Évora, com 1 trabalho premiado, do designer António João Policarpo;
          R2 design, do Porto, com 3 trabalhos premiados, dos designers Lizá Ramalho e Artur Rebelo.

          Via Design-Ergonomia.

          Experimenta Design – Arrancou na passada Sexta-feira. Neste novo formato internacional. Para manter debaixo de olho!

          Author: Pedro Amado

          Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

          1 thought on “Links do dia”

          Leave a Reply

          Fill in your details below or click an icon to log in:

          WordPress.com Logo

          You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

          Twitter picture

          You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

          Facebook photo

          You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

          Google+ photo

          You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

          Connecting to %s