Links do dia

(Frame do anúncio Macintosh, 1984)

Foi a primeira semana de aulas. Reuniões e preparação de aulas à mistura com uma série de caras novas… ufa! Mas o que vale é que é só confuso no início. Não tarda estamos no final do semestre e já não há tempo para mais nada.

E por falar no regresso às aulas, estas primeiras (de multimédia) são sempre muito giras. É um dos primeiros contactos que (alguns dos) alunos têm estas tecnologias. A contextualização e introdução histórica é sempre muita absorvente revisitar. Foi a oportunidade de explorar o Youtube e o Google Video à procura de novas referências e revisitar outras conhecidas, como o anúncio da Apple ao primeiro Macintosh de 1984. O problema é que uma vez entrando neste ciclo de visualização é difícil parar, escolher os que mais relevância têm. Por isso fica prometido, lá para quarta-feira, um post com a minha selecção dos melhores videos dedicados à documentação da evolução do computador/sistemas multimédia por aí fora.

Para já, fica mais uma edição dos links do dia. Não se esqueçam de continuar a ler, para uma breve descrição e comentário a cada um!

Design eTipografia:
DSType @ FontShop;

Multimédia:
Erik Natzke;

Educação:
Especialização em Design Tipográfico;
Manual Tipográfico de Bodoni;

Arte e Ilustração:
Casper Chan;

Concursos:
MFA Now;
Cradle to Cradle;
Japan Media Arts Festival;

Cradle to Cradle – Concurso de Conceito para estudantes de Design. Prémio 3500€ até 20 de Outubro de 2008

DESSO in cooperation with EPEA announce the “DESSO Cradle to Cradle Design Award” to reward new carpet concepts inspired by the philosophy of cradle to cradle design principles. The students are invited to think beyond the boundaries of today. Imagine an innovative carpet of the future. A carpet which delights the user and is beneficial for humans as well as the environment. The design should be submitted in paper and computer file formats. The jury will split the prize of 3,500- Euro between a maximum of three winners. Furthermore the jury can select projects for non endowed recognition.
All nominated projects will be showcased at the NUTEC fair in November 2008 in Frankfurt, Germany. (information under www.nutec.de)

E-mail enviado por Jorge P.

Casper Chan – Uma entrevista muito boa com a ascendente estrela da ilustração no Japão. Claro que para além de um portfólio de trabalhos, ainda fornecem um pequeno conjunto de pistas do que é passar pela Fabrica, que, para quem não conhece, é uma importante referência na investigação artística aplicada.

Japan Media Arts Festival – Mais uma edição (12ª) deste festival. O nível de participação é elevado e a exigência dos nosssos quasi-antipodas culturais é determinante. Por outro lado, o facto das culturas serem tão diferentes pode dar azo a um cruzamento interessante.

CG-ARTS Society with Agency for Cultural Affairs and The National Art Center, Tokyo will start calling for entries for 12th Japan Media Art Festival. They seek vibrantly creative works that are opening up a new era in each division of Art, Entertainment, Animation and Manga. The submission period is from July 17th to September 26th.

Please visit the website for the guideline for applications.

12th Japan Media Art Festival Call for Entries
Submission Period: July 17th – September 26th, 2008 (Arrival due date)
Inquiries: Japan Media Arts Festival Secretariat Office / CG-ARTS Society
Tel: +81-3-3535-3501
http://plaza.bunka.go.jp/english/

Erik Natzke – Uma entrevista a este guru de Flash, uma das maiores referências no actual panorama das artes digitais. Já tenho prestado elogios a Natzke aqui, anteriormente, mas não me parece que, mais um, seja demais. Nesta entrevista, podemos ler um pouco mais sobre as intenções e motivações que o conduzem ao processo criativo e ver alguns dos seus trabalhos do último ano. Para quem conhece é uma leitura leve e agradável revisitar, mas para quem não conhece, é uma leitura obrigatória!

Especialização em Design Tipográfico – Um dia que tenha muito tempo livre em mãos e muito dinheiro nos bolsos hei-de percorrer este mundo fora a visitar todos aqueles lugares que me fascinam. Se passar por Buenos Aires um local obrigatório será a FADU. Abriram este ano uma especialização em Design Tipográfico e vale a pena manter debaixo de olho (visitar daqui a um ano). Desde 2006 que a América Latina está a ameaçar tomar conta da cena tipográfica internacional e esta é só mais uma pedrano charco… Os detalhes ainda são um pouco vagos, mas as inscrições já abriram e o curso é uma realidade.

Manual Tipográfico de Bodoni – Nem a propósito de um thread na Mailing List da ATypI, o Paulo S. enviou-me um link para um site que tem digitalizadas obras raras. Para meu espanto, a qualidade que anunciou no mail (~2000px por imagem) é mais do que suficiente para ver em (algum) pormenor esta precisoa edição. Recomendo a todos os amantes da tipografia e do Design de Comunicação. É claro que ver o original está fora de questão, e, para os comuns dos mortais, resta-nos ficar a ver a digitalização e a ler a tradução de Ferrand e Bicker (quem tenho na minha prateleira e que recomendo vivamente a todos os interessados em tipografia e história).

DSType @ FontShop – Mais uma breve referência ao Dino dos Santos. Desta feita, com o catálogo à venda na rede da FontShop. A FontShop International chega a todos os cantos do planeta e, por isso, esta jogada não só é boa para ele, mas também para a comunidade portuguesa. Bravo! Ah, e a newsletter da FontShop também tem excelentes fotografias dos specimens.

MFA Now – Call for entries em Artes Visuais para finalistas. Até 15 de Novembro.

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s