Links do dia

(Tard Cards 2,  Unexploded Ordnance)

Mais uma edição dos links do dia, com uma semana de atraso. Vou tentar recuperar o tempo perdido, desta feita, iniciada em plena assistência de um seminário em Aveiro. O objectivo é ambicioso, mas, como é óbvio e por questões práticas, impossível – publicar todas as referências coleccionadas estas duas semanas. Eram aproximadamente 100, e, na minha caixa de correio em links, mails e sites, ainda conto 66 para ver e verificar… por isso tenho material para expor nos próximos tempos.

Queria ainda deixar as referências a dois links que acrescentei no Blogroll (e no Google Reader). O primeiro, que pensava inactivo, são os Grandes Armazéns do Design de Mário Moura. Vale a pena passar por lá.  E o segundo, encontrei a escrever este post e foi uma surpresa agradável. Nada mais nada menos, do que o Blog do Jorge dos Reis, professor, autor e artista. Um blog ainda meio embrionário, mas a manter debaixo de olho.

Sem mais, a edição desta semana conta com:

Concursos:

  • Type Tart Cards – Call for Entries (YouPlus, UK);
  • Zemos98 – Call for Videos (BE);
  • Prémio João Branco (PT);

Conferências:

  • I Conferência de Jornalismo e de Investigação e Novos Meios Tecnológicos;

Design, Tipografia e Ilustração:

  • Princípios de Design e de filosofia da Google;
  • Fonte ou Tipo? Afinal em que é que ficamos… mais uma acha para a fogueira;
  • Edição número 20 da revista CRU-A;

Web e Multimédia:

  • O Estado da Blogosfera;
  • Steven Johnson @ TED;

Type Tart Cards – Call for entries do festival YouPlus. Os Tart Cards são pequenos cartões de visita das prostitutas londrinas que abundam nos espaços públicos. Feliz ou infelizmente, livrei-me, há pouco tempo, de todos os que coleccionei quando estive em Erasmus. Fica aqui a oportunidade de os revisitar, agora com uma desculpa tipográfica ;) Dêem uma vista de olhos aos exemplos que se encontram no Flickr.

THE BRIEF
We would like you to design a tart card either for a typeface or a letter of the alphabet.

If you are unfamiliar with these things, tart cards are the means by which London prostitutes advertise their services. Step in to any Central London call box and you can contemplate up to eighty cards inviting you to be tied, teased, spanked or massaged either in luxury apartments, fully-equipped chambers or the privacy of your own hotel room.
So pervasive are these things, and so curious is their typography, images and copy writing they are now regarded as bona fide items of accidental art and have something of a cult following. Once on the periphery of design, the cards have influenced the work of many mainstream artists including Royal Academician Tom Philips and Sex Pistols designers, Ray and Nils Stevenson.

Perhaps they can inspire you too?

Maybe Sabon would invite you to caress its counters, or Palatino would advertise its ‘Mega Serifs’. Bodoni boasts some magnificent finials, Baskerville’s swash can really inflict some pain, and Century Schoolbook would undoubtedly keep you in after class. Perhaps you see something seductive in the curves of the ‘S’ or the ‘A’ exhibits dominatrix tendancies. However you see the alphabet there is a type-tart in every letter.

SPECIFICATION
– A6 (105 x 148 mm) landscape or portrait
– Typographic, illustrative, photographic: or a combination of techniques of your choosing
– Hand or machine made
– Single- or full-colour
– Side 1 – image and text
– Side 2 – sign and date
– Supply hard copy only, electronic versions will not be accepted

THE RESULTS
All entries will be exhibited at the Plus International Design Festival, (www.youplusus.net) Birmingham 5-8 November 2008 and the St Bride Institute, London in early 2009; after which the collection will be auctioned and proceeds donated to the St Bride Library.

Prizes will be awarded for the top 3 entries, which will be assessed by a panel of judges from St Bride Library and Plus Expo Ltd.

CLOSING DATE
30 October 2008 (individuals) | 15 December 2008 (universities)
All entries to be sent to Type LLP, 1st Floor The Toll House, The Bond
180-82 Fazeley Street, Birmingham, B5 5SE

Fonte ou Tipo? – Mais uma vez esta discussão, mas desta feita num post no Blog da Fontshop:

One of our concerns is that we should attempt to “speak the same language” when using typographic and related terms.

Opiniões de Mark Simonson, Nick Sherman, Stephen Coles, Erik Spiekerman, Yves Peter e David Berlow entre outros. Não deixem de passar os olhos pelos comentários para ver uma série de links e informações extra valiosíssimas. Parece que esta discussão não tem fim?

Clouds of Clouds – Um projecto do tipo de “Data Fungus” que se vêem cada vez mais on-line que, conceptualmente, é muito interessante. Via Newsletter da Virose:

CLOUDS OF CLOUDS
by Miguel Leal and Luis Sarmento

http://www.virose.pt/clouds_of_clouds/

Clouds of clouds is a random generator of cloud images. Each new cloud is unique and indexed to a particular time (GMT) on a particular day.

Clouds of Clouds was developed in Perl + MySQL. It works over a database of more than 1.000.000 photos of clouds.
Photo information was gathered from Flickr between September 10-13 2008, using Flickr API.
The database will be regularly updated.

Clouds of clouds is a web-based project comissioned for Interact 15 [http://www.interact.com.pt/].
The project was produced between July and September 2008.

hosted by virose.pt

ZEMOS98 FESTIVAL Call for videos – 11ª Edição, Sevilha: Março de 2009. Via a mailing list da Arena.

International Call for Audiovisual Works

* Submission deadline: November 1st 2008.
* *New*: it is compulsory to include the registration number on the envelope, case and medium.
* Public screenings of selected wors: on March 2009 — Sevilla.
* Remuneration for public communication for the selected works:
Sección Oficial (150EUR), Videoteca (50EUR).
* Maximum duration: 30 minutes
* *New*: One work per author.
* *New*: Theme; Six establishing subjects: Narrative experimentation; Free Culture, archive, remix; Politics, commitment with reality; Education and communication; Machines and souls: cyberculture; Otherness.

PRIZES
* *New*; Premio Metrópolis (La 2 TVE).
* *New*; Honourable Mentions.
* Prize for the best andalusian work to produce a new project.
* International DVDEMOS which will contain the best videos from the Official Section.
* Meeting of audiovisual creators.

LINKS
* Complete rules:
http://www.zemos98.org/spip.php?article1063?rubrique=19
* PFD: http://www.zemos98.org/IMG/pdf_basesZEMOS98_11_english.pdf
* Submission / Registration:
http://www.zemos98.org/festivales/zemos9810/inscripcion.php

CRU-A – Número 20 da revista de ilustração e cultura digital.

O estado da blogosfera e a actividade dos Bloggers nos dias de hoje. Este conjunto de artigos da Technorati (autor – ?) retratam o estado da Blogosfera em 2008 (e contêm edições prévias) num conjunto valiosíssimo de informações. Por acaso, tropecei nesta informação via U Tech Tips, mas já a devia ter pesquisado mais cedo para os trabalhos que tenho em curso…

One in four bloggers spends ten hours or more blogging each week, and about half spend more than five hours weekly on their blog. Only 15% of active bloggers spend less than one hour per week on their blog.

Se não por curiosidade, este é um poço de informação e leitura obrigatória para todos os interessados nos Meios de Comunicação Digitais. Ah, e aqui têm mais um link do mesmo rol.

Steven Johnson, Data Fungus – Esta manhã (Sexta-feira, 2008-10-17) vinha no comboio a ver os meus Podcasts, e, dentro do tema acima – o estado da Web – recomendo que vejam o Steven Johnson a falar da cauda longa e do estado da Web como uma cidade em conferência da TED. Gostei especialmente do conceito que usou (apropriou?) de “fungos de dados”, ou como a Web cresce e se alimenta a ela própria.

I Conferência de Jornalismo e de Investigação e Novos Meios Tecnológicos – Via e-mail de Ana B.

  • Que influência exercem e como podem reverter a favor do Jornalismo de Investigação os novos meios tecnológicos?
  • Uma oportunidade para reflectir sobre a problemática do Jornalismo na vertente da investigação e nas possibilidades que a Internet proporciona neste domínio.
  • Uma conferência destinada, sobretudo, a investigadores, jornalistas, estudiosos da Comunicação, estudantes finalistas de cursos de Comunicação Social, outros interessados.
  • O Factor Google de um Site – Alguns princípios de Design e de filosofia a propósito da construção de um Website. Via ijohnpederson in U Tech Tips:

    A small team gathered to discuss these questions and define the Googley Design Principles:

    1. Focus on people—their lives, their work, their dreams.
    2. Every millisecond counts.
    3. Simplicity is powerful.
    4. Engage beginners and attract experts.
    5. Dare to innovate.
    6. Design for the world.
    7. Plan for today’s and tomorrow’s business.
    8. Delight the eye without distracting the mind.
    9. Be worthy of people’s trust.
    10. Add a human touch.

    Prémio João Branco – Até 26 de Outubro, o prémio João Branco distingue invovação em Design. Divulgado por e-mail por Vasco B.:

    Mais uma vez se anuncia a abertura do Prémio João Branco, cujo objectivo é contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica na área do Design. Esta iniciativa conjunta da Universidade de Aveiro e da família de João Branco (antigo docente da Universidade de Aveiro) distingue anualmente os autores de um trabalho de investigação na área do Design, que se evidencie pelo seu carácter inovador.

    As candidaturas relativas à edição de 2008 deste prémio, cujo valor pecuniário é de €5000, terminam a 26 de Outubro devendo ser submetidas por e-mail para o endereço
    info@premiojoaobranco.org.

    De acordo com o regulamento do Prémio João Branco, disponível em http://www.premiojoaobranco.org, os trabalhos candidatos deverão ser da exclusiva responsabilidade do autor/autores portugueses ou residentes em Portugal e especificamente elaborados para o concurso, não sendo considerados os trabalhos já submetidos a anteriores edições deste Prémio, nem os já publicados ou que o venham a ser até à data da entrega do Prémio.

    Todos os projectos serão avaliados por um júri presidido por um elemento da Reitoria da Universidade de Aveiro e composto por representantes da família do Dr. João Branco, assim como do Departamento de Comunicação e Arte da UA e do Centro Português de Design.

    Como critérios de avaliação, o regulamento aponta o carácter inovador; o mérito científico e técnico; a aplicabilidade e utilidade prática; a qualidade da redacção e da apresentação. O resultado da deliberação do júri será anunciado no dia 26 de Novembro de 2008, e de futuro sempre nesta mesma data, acontecendo a outorga do prémio na sessão pública do aniversário da UA, a 15 de Dezembro.

    Author: Pedro Amado

    Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

    Connecting to %s