Fontforge “nativo” no Windows

image

(Deja Vu Sans, Fontforge e Xming no Windows)

Obrigado Diogo, funciona mesmo!

Tenho que confessar que sou um bocado preguiçoso cuidadoso. Tinha no meu desktop, há um punhado de semanas, um ficheiro zip (cuja proveniencia não me lembro, talvez o Paulo S.?) que iria fazer correr o Fontforge “nativamente” no Windows. No entanto, ainda não tinha verificado se era realmente fácil/viável.

Na passada sexta-feira, antes de ir ao Passos, encontrei o Diogo na Pizzaria San Martino (uma das melhores pizarias do Porto) e, conversa puxa conversa, ele mencionou este build não-oficial do Fontforge.

Decidi-me a navegar de volta à pagina japonesa onde está publicado para download: http://www.geocities.jp/meir000/fontforge/ e acabei por instalar. Isto é, ao ler a página, apercebi-me que não preciso de fazer uma instalação gigante do Cygwin (tal como afirmado pelo Diogo) porque TUDO o que preciso (incluindo o Potrace) correm directamente nesta compilação.

image image

(Tamanho da pasta Xming vs. Cygwin)

O melhor disto tudo é que a aplicação correu directamente do desktop, depois de descompactar (ver a imagem inicial), e apenas com ~30MB. Ainda me pergunto como é que eu ando com uma pasta de 1,23GB de Cygwin no disco, quando pensava que ocupava apenas ~300MB… bye, bye Cygwin!

P.S.:É claro que o Google dá sempre uma ajuda para ler japonês.

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

2 thoughts on “Fontforge “nativo” no Windows”

  1. Já era de longa data uma versão dessas esperada – mas pra mim já chegou tarde, já que fazem 2 anos que não utilizo o Windows – mas para quem ainda utiliza, e não gostou muito do FontLab (como eu), de certeza que é uma ferramenta que vai ser muito útil a muitos, e ajudar muito na sua popularização.

Leave a Reply

