Prof. António Modesto @ IPCA

DSC01454

(12ª sessão de “À Conversa com…” Prof. António Modesto,IPCA, Barcelos)

E foi assim… Uma sessão muito, muito agradável numa tarde de tempestade. Foi verdadeiramente um prazer poder ter o privilégio de voltar a ouvir uma “aula” do Modesto (sim, porque há professores que é um privilégio ter… mesmo que tenha sido em 1999).

Por entre referências a Milton Glaser e Peter Bilak, acho que a grande lição de hoje foi que é preciso agarrar a vida! No que toca ao Design, passo a citar a frase que ficou:

A criatividade é o fruto do trabalho!
(A cultura amadurece-a)

DSC01455

(Resumo visual da conferência)

Bom… vai ser meio difícil tentar resumir a sessão de hoje. Foram ~2 horas “recheadinhas” de sumo de mel (trocadilho intencional). Deixo o resumo “free-style” do meu Moleskine para quem quiser tentar fazer sentido dos rabiscos.

Desculpem a falta do aviso prévio, mas também me foi comunicado ”em cima da hora” que o Prof. Modesto iria estar presente no IPCA, Barcelos… Falta assim… um Blog, um grupo no Facebook, um perfil do Twitter ou um site (com RSS!) para nos mantermos actualizados e poderem fazer a divulgação atempadamente…

Obrigado a todos os que tornaram possível esta conferência. Para quem foi, uma mais valia, para quem perdeu… pffff… não sei quando poderão voltar a ver…Ficamos agora à espera de ver mais imagens no Flickr… ;)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

5 thoughts on “Prof. António Modesto @ IPCA”

  1. Fiquei curioso com a nota “amigos = confiança” inscrita no caderno. Algum comentário do palestrante sobre o papel dos amigos no trabalho do designer?

    Obrigado por partilhar.

  2. @ Vítor: Sim, web/podcast também era espectacular, mas a questão do registo pode trazer algumas complicações… Mesmo assim, pelo menos o stream podia ser garantido a custo ZERO e com BOA qualidade. Isto porque, no âmbito do Programa Doutoral em curso, temos usado com sucesso uma plataforma excelente de stream de vídeo: Mogulus. É claro que podemos também guardar/gravar (mesmo no Mogulus) mas isto implica uma subscrição paga (?).

    Fica a sugestão. Obrigado!

  3. @ Pedro: Ora bem, a questão dos Amigos=Confiança prende-se com a experiência positiva que o Prof. Modesto manifestou sobre a relação que mantém como profissional com os amigos enquanto clientes.

    A confiança depositada no seu trabalho é enorme, tal como deve ser e é a responsabilidade e qualidade com que tem que responder ao problema. Daí ser muito gratificante ter como clientes os amigos. Mesmo que se trabalhe com uma retribuição “não-monetária” – é muito difícil atribuir um valor à amizade…

    Mas isto dito desta forma pouco eloquente e descontextualizada perde um pouco a profundidade da afirmação…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s