Hugo D’Alte @ ESAD

image

Na próxima sexta-feira, um evento obrigatório, a não perder. São raras as oportunidades que surgem para ouvir e ver os nossos “embaixadores tipográficos” tão perto de casa. Via Newsletter da ESAD:

No próximo dia 27 de Março, pelas 15 horas, a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos convida Hugo d’Alte para falar sobre Arqueologia Tipográfica. Hugo d’Alte estudou Design de Comunicação na ESAD e adquiriu experiência profissional em Portugal, Holanda, Espanha e Finlândia, aprofundando as questões da recuperação de exemplares tipográficos na era digital. Esta conferência decorre no âmbito da Pós-Graduação em Tipografia Digital.

Hugo d’Alte estudou Design de Comunicação na ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, tendo depois prosseguido os estudos na Academia Real de Belas Artes de Haia, na Holanda, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Adquiriu experiência profissional como designer gráfico e tipográfico em Portugal, Holanda, Espanha e Finlândia. Foi distinguido com prémios internacionais e tem trabalho publicado em vários países.
Hugo d’Alte vem à ESAD falar de Arqueologia Tipográfica. Vai abordar os métodos e interpretações possíveis relativamente à recuperação de exemplares tipográficos na era digital. O exemplo prático da "Rolland", inspirado pelos tipos de impressão utilizados por Francisto Rolland, impressor e livreiro em Lisboa no século XVIII, será um dos casos apresentados. Serão ainda referidos os modelos históricos, a investigação e o desenvolvimento de projectos.

XBOLD.COM

(infelizmente vou estar em aulas o dia todo… espero que coloquem a conferência on-line mais tarde…)

By Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto a lecionar Design de Tipos de letra digitais (Variable Fonts), Tipografia, Introdução à programação em Web Design II (Javascript) e Creative Coding em Laboratório de Som e Imagem (Processing). Investigador integrado no i2ADS na intersecção da Arte, Design e Tecnologia.

Leave a comment