Type Design com Fontforge

image

PDF da apresentação de 2009-03-19 (PDF ~64MB)

No final do ano lectivo de 2007-2008 ficou combinado que iria colaborar na disciplina de Estudos de Tipografia leccionada pelo Prof. Mário Moura no âmbito do Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais da FBAUP. Uma coisa puxa a outra e acabei por ficar sem tempo para uma colaboração mais séria, mas mesmo assim, fui convidado a fazer duas sessões com o objectivo de implementar uma fonte digital, ou um artefacto que ficasse perto deste resultado.

Assim, na passada sessão (2009-03-19) levei um conjunto de slides (link acima) com o objectivo de despertar a sensibilidade e alertar para a importância do desenho no desenvolvimento de um tipo.

image

Exemplo animado da aplicação do conceito da “front” de Noordzij tal como incluído nos slides da apresentação (SWF ~190KB).

A sessão foi dominada pelas ideias de Gerrit Noordzij, acabámos por discutir muito, desenhar um pouco, e já não deu tempo para começar a digitalizar, mas acho que, no todo, acabou por funcionar bastante bem. No final, para os resistentes, ainda estivemos a fazer uma incursão relâmpago no Fontforge. A maioria dos presentes tinha computadores da Apple e o X11 do Mac não traz as bibliotecas de imagem, o que causou um pouco de confusão (no final acabei por verificar o sucedido nos computadores da sala juntamente com o Prof. Mário Moura – ficheiros necessários aqui).

image

Notas da sessão prática de implementação 2009-04-02 (PDF ~950KB)

Hoje, levo um conjunto de notas (ufa… não há slides!) para passar do esquiço que lhes deixei na última aula à digitalização e implementação do tipo. Efectivamente, é só um pequeno update às notas que levei ao IPCA, mas acho que estão ligeiramente melhores. Infelizmente não há tempo para muito mais…

Estas notas foram compiladas a partir da aplicação e sintetização do Manual do Fontforge, que está cada vez melhor. Juntamente com o livro do Stephen Moye – Fontographer: Type by Design (via Typophile), este é um recurso técnico dificilmente rivalizado.

image

Digitalização dos primeiros esquiços no caderno. Ficheiro Illustrator zipado(~3MB) e PNGs (~17MB)

3 Layers: Scan do caderno (embeded), Esquiços vectoriais e desenho vectorial limpo (descobri ao passar para o Fontforge que o “g” não estava bem unido…).

image

Ficheiros SVG “aos pares” de letras, para custar menos a importar. Nota: Estes ficheiros estão todos com um quadrado envolvente de 1000 pts (EM) que, em conjunto com uma matriz de pontos (Bub da versão do SVG em uso?), será necessário apagar uma vez importados para dentro dos glifos no Fontforge. (~21KB).

image

Ficheiro de teste em Fontforge (SFD, ~12KB).

Por enquanto fica assim. Se tudo correr bem, levo uma modificação/ampliação desta sessão aos alunos de Design do primeiro ano do DeCA ainda este ano. Mas esta é uma colaboração que ainda está a ser estudada e planeada. Talvez até lá dê para desenhar melhor este conjunto de caracteres e implementa-los numa fonte funcional?… Duvido, mas nunca se sabe!

P.S.: Já disse bem aqui do Fontforge compilado para o Mingw, mas depois de me crashar sucessivamente a construir as tabelas de substituição, tenho que admitir que já estou de volta à instalação completa para CygwinX. Além do mais, a versão oficial é muito mais rápida (especialmente na janela das métricas!)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

1 thought on “Type Design com Fontforge”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s