Pequena grande aplicação para o Mac

Para quem precisa de fazer printscreens e tutoriais no Mac, aqui fica uma pequena grande aplicação para desenhar directamente no ecrã: Highlight
http://www.macupdate.com/info.php/id/22628

A aplicação é gratuita e, para mim, faltava-lhe apenas a funcionalidade de desenhar setas, tal como a aplicação ZoomIt que usava em Windows – http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897434.aspx

Depois de ter contactado o autor (Nicolas Zinovieff) a pedir que implementasse uma seta, ele acedeu prontamente, pedindo-me o ficheiro de Illustrator. Et voilá… a nova versão com possibilidade de desenhar setas. Ainda lhe falta um longo caminho para chegar à eficiência do ZoomIt, mas já tem tudo o que eu preciso, pelo menos…

Desenha:

  • livremente (o que menos uso);
  • Círculos/Elipses;
  • Rectângulos;
  • Linhas/grelhas;
  • Setas;
  • Controlo de transparência;
  • Permite guardar os desenhos;
  • Permite fazer printscreens (com o sistema…).

Muito simples, carrega rápido e pode ficar ligado ou desligado em stand by… Muito útil para quem faz apresentações/slides…

[update]

http://skitch.com/

E depois da sugestão nos comentários, experimentei finalmente o Skitch… estou sem palavras. É realmente eficiente! Muito rápido a carregar no sistema e as ferramentas de desenho são bastante agradáveis. É obrigatório experimentar esta pequena grande aplicação de printscreens!

http://skitch.com/

Enfim… o Highlight é menos intrusivo e pode correr “por cima” de apresentações, o Skitch requer a activação de uma conta online, mas para anotações e tutoriais é bem mais rápido!!!

Deixo ao critério.

Obrigado Carlos e obrigado Kinkas!

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

5 thoughts on “Pequena grande aplicação para o Mac”

  1. Carlos:

    Obrigado pela dica… não conhecia esta aplicação (e já procurei e testei algumas…). O que me espanta é ser gratuita e ter um apoio online… estou a descarregar para testar mais logo enquanto escrevo estas linhas. À primeira vista é muito, muito prometedora!

  2. A situação mais engraçada que me deparei com o Skitck foi o redimensionar da imagem.
    Mas depois de ver como é fiquei tipo os parceiros de mesa quando o Colombo espetou o ovo.
    Dei comigo a sorrir, pois fez-me recordar o contacto com a Apple. “As simples as that”.
    Ou seja não vão pelo status quo. Lá por sempre se ter feito assim não quer dizer que não se possa fazer de outro modo e até (possivelmente) mais simples.

Leave a Reply

