Type (face) Design @ ESAP

Sketching Type @ ESAP

Esta terça-feira fui à aula de Tipografia da ESAP a convite do Prof. João Tiago Santos. Tal como tinha sido combinado previamente (também com a Prof. Olinda do DeCA) fui leccionar a aula de Typeface Design (aprender a esquissar e desenvolver um desenho de um tipo novo a partir de espécimenes existentes) que já tinha sido apresentado na semana passada no DeCA (ver o post anterior). Esta é a primeira de 4 aulas onde os alunos irão desenvolver um desenho e implementar uma fonte digital completamente funcional.

Slides da sessão

Como isto faz parte de um projecto piloto que estou a levar a cabo para levantar indicadores para a minha investigação de doutoramento, levei o mesmo conjunto de slides e executei o mesmo inquérito para caracterizar estes alunos. A aula correu bastante bem (o número de pessoas era bastante mais reduzido…) e o projecto já começa a revelar frutos—basta ver o blog da Prof. Olinda! As próximas semanas irão ser interessantes, à medida que as duas turmas trabalham sensivelmente em paralelo!

Alguns alunos durante a aula

Podem ver mais fotos no meu Flickr ou no meu Picasa aqui: http://picasaweb.google.com/pedamado/20100427TypeDesignESAP?feat=directlink. Acompanhem o desenvolvimento desta turma no Blog da disciplina: http://tipografiaesap.wordpress.com/

P.S.: Não resisto a fazer o apelo/desafio para se estiverem interessados em ter este workshop na(s) vossa(s) unidades curriculares, ou se são apenas interessados e residem perto do Porto/Aveiro, não hesitem em entrar em contacto. estou interessado em encontrar um formato diferente para fazer esta formação num futuro muito próximo e num regime mais intensivo!

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

2 thoughts on “Type (face) Design @ ESAP”

  1. Clap, Clap, Clap!!!
    Quem me dera ter estado na posição de aluno nessa turma! :)

    1. @Daniel:
      Tens que aparecer um dia destes. Acho que o João não se vai importar (?)…

      De qualquer forma, estou a estudar uma forma de tornar isto mais acessível ao público geral… quem sabe através de um Workshop aberto a todos, mais intensivo, ou sessões semanais,… ainda não sei… sugestões?

Leave a Reply

