Criação, Tecnologia, Caligrafia e Tipografia

Cartaz de divulgação da Mostra de Projectos LCD

Esta entrada não é bem um post dos links do dia, mas, como são demasiado importante para não divulgar, deixo aqui um par de eventos na Audiência Zero e uma série de entradas a não perder. Os primeiros dedicados à tecnologia e electrónica.

Mostra de Projectos LCD 2010, hoje, Sábado 15 de Maio pelas 21:00. Não percam. Já estive presente  numa mostra e vale a pena. Muito boas ideias, projectos interessantes e aplicações de tecnologia espectaculares!

No próximo dia 15 de Maio de 2010 a partir das 21h00, o LCD abre as suas portas ao público em geral para mais uma mostra de projectos. Trata-se de um evento informal, e uma excelente oportunidade de conhecer os membros do LCD, o seu trabalho e o espaço que temos vindo a remodelar aos poucos desde Setembro do ano passado.

A entrada é livre e todos são bem-vindos.

http://labcd.org/2010/05/05/mostra-de-projectos-lcd-2010/

Cartaz de divulgação da aula

Aula prática de introdução à electrónica. 27 de Maio das 20:00—00:00.

Para quem quer dar os primeiros passos nas instalações artísticas manipuladas por computador ou dispositivos electrónicos ou digitais como o Arduino esta é uma aula a não perder!

(Confesso que estou muito inclinado para me inscrever e, se arranjar companhia vou fazê-la. Só estou à espera de uma boa desculpa. A verdade é que nesta data estou super atarefado até porque no dia 28 vou fazer-me à estrada bem cedo de manhã…)

As aulas práticas do LCD são uma forma dos membros do laboratório poderem partilhar com a comunidade o conhecimento que vão adquirindo durante o desenvolvimento dos seus projectos.

Estas aulas consistem em sessões de trabalho orientadas com entre duas a quatro horas em que os participantes se envolvem na execução de mini projectos que lhes permitem adquirir e partilhar conhecimentos teóricos e práticos de uma forma informal.

Estas actividades arrancam já no próximo dia 27 de Maio com uma introdução à electrónica através da montagem de circuitos simples.

http://labcd.org/2010/05/14/aulas-praticas-lcd/

Caligrafia por Hermann Zapf

Para quem gosta de caligrafia, ou acha que as letras são uma coisa que aparece apenas nos menus do MS Word, fica aqui uma pérola do passado—um documentário onde o Hermann Zapf explica a sua abordagem aos desenho de letras (caligrafia ou exercícios de lettering livre) com aparo e com esferográfica.

Segundo os comentários, é um documentário dos meados dos anos 60 onde os computadores estavam a dar os primeiros passos… melhor do que isto é muito difícil! Mesmo!

Vejam aqui: http://vimeo.com/5385464

Cadernos de Tipografia 16

Já está cá fora a última edição dos cadernos de tipografia editados por Paulo Heitlinger. Mais uma vez, nesta edição encontramos uma série de artigos de elevado interesse e raridade no panorama nacional. Já folheei o PDF e saltam à vista peças como os novos pictogramas e mapas e o trabalho de Carlos Rosa, a exposição Letras de Chumbo e a publicação de Livros de Provas de Jorge dos Reis, o destaque à Tipos Latinos 2010 juntamente com um panorama da tipografia latino-americana actual e os primeiros tratados de caligrafia em Portugal. Qualquer um destes temas é motivo de interesse e de orgulho para os Tipófilos latinos.

Por outro lado, esta edição também vem acentuar uma tendência que se tem verificado nas últimas edições. Heitlinger tem vindo a publicar artigos que pouco ou nada se relacionam com a Tipografia e, nesta edição, mesmo muito pouco com Design de Comunicação. Falo do caso das duas peças finais dedicadas à mobilidade ciclável urbana!… Todos nós temos as nossas paixões, eu sei disto—sempre que o tempo permite vou na minha bicicleta urbana para a Universidade. Tudo bem que estas peças até estão no final… mas levam um destaque na capa?! Enfim… espero que tanto esta preciosa e única publicação portuguesa, como o seu autor não se percam mais em temas paralelos no futuro…

Descarreguem a última edição no site oficial: http://www.tipografos.net/cadernos

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s