Mestrado de Design de Imagem (via word-of-finger)

MESTRADO DE DESIGN DA IMAGEM 2010/2012
Candidaturas até 25 de Junho

Criação de contextos de visibilidade e operação de projectos aplicados, através de dispositivos mediáticos, exposições, programas de desenvolvimento, projectos editoriais e programas de educação e literacia.

http://www.facebook.com/l/bbe73FJwCl3NRi44k3BZDdTjIjQ;www.fba.up.pt/cursos/mestrados/design-da-imagem

Word-of-finger é o termo usado para descrever o marketing através do “teclar” nas redes sociais. Esta era a pequena resenha de Jonathan Keats que estava a ler na última Wired, quando recebo uma mensagem via Facebook — uma mensagem de pedido de divulgação da nova edição do Mestrado de de Design de Imagem do Prof. Adriano Rangel. Uma vez que já o fiz aqui antes, aqui fica a promoção a este programa curricular.

O facto curioso é que mesmo o link fornecido utiliza o Facebook como intermediário. Pessoalmente, creio que a mensagem teria sido muito mais eficaz caso tivesse sido enviada directamente para o email. No entanto, tal como explica Keats, o sucesso destas ferramentas é a monitorização em tempo real, de forma simples, da divulgação. Para mim, dado o boom de parvoíces sociais a que temos assistido nos social media, ainda fica dúvida se este meios estão em ascensão, ou em declínio de reputação. Creio que não tarda nada para as pessoas saltarem do Facebook para a “próxima grande coisa”. Só o tempo dirá…

Em tom de nota, estive na dúvida se o faria aqui, uma vez que as Belas Artes do Porto, apesar de terem sido a minha casa durante muitos anos, são agora a “concorrência” do DeCA… No entanto, neste caso, abro uma excepção. Por variados factores—a amizade que mantenho com as pessoas que organizam o projecto, ou até mesmo pela dissertação que co-orientei já perto do final. Visto por outra perspectiva, não creio que este mestrado seja um concorrente directo aos que oferecemos em Aveiro. É interessante, mas aborda outra área de conhecimento. Acho que temos todos a aprender uns com os outros…

P.S.: Tomei a liberdade de editar ligeiramente a mensagem original

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

3 thoughts on “Mestrado de Design de Imagem (via word-of-finger)”

  1. Olá Pedro!

    Bom dia (em Brasil) e boa tarde (em Portugal)!

    Terás de saber, caro, eu também seria designer [freelancer] de imagens. Eu sempre designo e estou a designar as imagens e as ilustrações pois gosto muito.

    Mas gostei desta notícia e fiquei contente com esse projecto e plano daquela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto para o design de imagem. Tomara que os estudantes comecem a aprender, conhecer e cursar aquele curso novo se interessarem.

    Tem bom trabalho e bons estudos!

    Gustavo

  2. Olá,
    A prática, teoria e viabilidade do design como disciplina só terá a ganhar com este (“pequeno” mas importante) e outros intercâmbios.

    Lamento existirem dificuldades ou dúvidas, pelo que só posso felicita-lo pelo gesto.

    Venham mais e mais propostas.

    Isa

  3. Isa:

    Não sei a que te referes com “dificuldades ou dúvidas”…

    Mas sim, também creio que estes pequenos intercâmbios são um dos factores que promovem o avanço da disciplina, especialmente no sector académico—as escolas tendem a fechar os seu discurso sobre si mesmas…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s