Nervous Matrix de Yugo Nakamura

Nervous Matrix Processing App

Há cerca de 10 anos atrás, no tempo em que ainda sonhava fazer “cenas a mexer”, havia meia dúzia de gurus digitais. Um deles — o Yugo Nakamura — tinha acabado de desenhar uma aplicação de Flash que nos fez perder muitas horas de volta dela — Nervous Matrix. Esta permitia distorcer o retrato de Mona Lisa com o teclado do computador (escusado será dizer que foram horas de diversão).

Com o passar do tempo tenho vindo a usar esta aplicação para demonstrar alguns princípios de manipulação de imagem digital e de interacção, especialmente agora em Aveiro.

Como o site do autor tem estado em baixo nos últimos tempos, e como não consegui apanhar a aplicação em mais nenhum lado, decidi perder um par de horas para recriar esta aplicação em Processing.

Usei uma das imagens gratuitas do Dreamstime que costumo usar nas aulas et voilá—o resultado está online: http://www.typeforge.net/pedro/nervousmatrix/nervousmatrixnakamurastyle.html

Continuo a sonhar em fazer “cenas” do nível do Nakamura, sendo que esta, foi o meu melhor esforço para conseguir reproduzir tanto quanto me lembro desta aplicação. Não está perfeita, mas acho que já dá para perceber a ideia ;)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s