Workshop de Modelação 3D com Blender 2.5

Profundidade de Campo (Depth of Field - DOF) no Compositor do Blender 2.5

No próximo fim-de-semana vou dar uma formação de Modelação 3D na Audiência Zero (AZ), com a nova versão do Blender 2.5. Nos últimos posts fui deixando no ar a data, mas agora é definitivo—Sábado e Domingo 20 e 21 de Novembro.

Já há poucas inscrições disponíveis, por isso não percam a oportunidade e inscrevam-se já. O Workshop decorre nas instalações da AZ das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30 está dividido em 4 módulos com os seguintes conteúdos* para cada um dos 4 blocos do fim-de-semana/formação…

1. Introdução ao Blender e aos conceitos de Modelação 3D

  • Obter e instalar o Blender;
  • Principais recursos (Comunidades online e Blibliografia online e offline);
  • Conceitos básicos de modelação 3D;
  • Exemplos de autores e de trabalho existente;
  • A Interface do Blender
    (Sim, a manipulação e domínio da interface do Blender está cada vez mais fácil, mas continua a ser o maior desafio para a maior parte dos utilizadores… 
Personalização, teclas de atalho, 
Viewports, botões e contextos… tudo correndo bem, na sexta-feira publico um guia de atalhos que vou levar para os formandos como “brinde”)

2. Modelação básica de objectos por Meshes Poligonais

  • Criar, seleccionar e editar objectos;
  • Meshes – Estruturas, primitivas e Smoothing;
  • Edges, Faces e Vertex (e ainda Curves, Surfaces e Texto se der tempo);
  • Técnicas de Modelação Poly-by-poly, Box Modelling e por Modificadores (Extrusão, deformadores, e Modificadores)
;
  • Combinar objectos;

3. Rendering

  • Iluminação**;
  • Materiais simples**;
  • Câmaras;
  • Opções de Render — 
Formatos de Imagem estática;
  • Render Layers;
  • Outros motores de render (LuxRender / SmallLuxGPU);
  • Node Compositing (básico)

4. Mini-projecto individual

  • Se tudo correr bem, na(s) última(s) hora(s) ainda ficamos a fazer o render de uma imagem/modelo que cada um deve pensar durante o fim-de-semana e explorar/partilhar métodos diferentes.
Quad View (modo de visualização "raro" do Blender)

À partida vamos começar por desenvolver o mesmo tipo de exercícios/modelos da última formação. Iniciamos com a manipulação simples, passando para modelação livre e depois para a geométrica e cada vez mais pormenorizada. Dependendo do ritmo vamos poder “rechear” mais ou menos o conteúdo da nossa casa, aplicando mais ou menos materiais.

Em breve publico as imagens (eye-candy) do que será esperado fazermos… Apareçam!

Aproveitem e vejam o resto das actividades da AZ na última newsletter: http://www.audienciazero.org/newsletter/editions/06/

* Os conteúdos são os mesmos anunciados no site da Audiência Zero, mas tentei reorganizar/apresentar de uma forma mais detalhada.

** Apenas uma breve introdução a estes conceitos, porque originalmente fazem parte de outros módulos/formações onde são explorados em maior profundidade.

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

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