Actualização da lista de atalhos do Blender 2.5

PDF com a lista de atalhos do Blender 2.5, disponível para download no Scribd

Este fim-de-semana dei a formação de introdução à modelação com o Blender 2.5 na Audiência Zero, que já tinha anunciado aqui. Foi bastante bom (podia ter sido melhor, é verdade), principalmente para mim, porque me obrigou a aprender e sistematizar uma série de coisas antigas e outras novas sobre o Blender e sobre a modelação… Aproveito o lanço e a loucura provocada pelo cansaço para anunciar que estou a disponibilizar no Scribd uma lista de atalhos para a introdução à edição e modelação no novo Blender. A lista e o que foi leccionado na formação foi bastante extenso—74 comandos no total!… Por isso, aqui está, um pdf em alta, pronto para download e imprimir (já vai na 3ª versão ampliada e estou a trabalhar na próxima actualização):

http://www.scribd.com/doc/43550503/Blender-2-5-Hotkeys-Reference-Sheet

Houve muitas dúvidas, e, embora tenhamos feito poucos modelos (4 no total), espero ter conseguido tirar as dúvidas TODAS, a todos… Pelo menos sobre a edição de geometria por meshes. No final, acabámos por não explorar  alguns aspectos, como o texto, as curvas, as superfícies e… não exploramos Modifiers suficientes—ficou a faltar o Mirror, o Array, etc… até o Subsurf chegou tarde, já hoje no Domingo. Para a próxima, começo pelas peças de xadrez!

Displacement Map modifier aplicado a um plano com centenas de polígonos (ficou por explicar ao Vítor)

Por outro lado, explorámos muitas opções como materiais (os datablocks da nova versão ainda dão comigo em doido!), luzes e câmaras. No final, como prometido, ainda mostrei como fazer profundidade de campo no compositor. Já não havia concentração possível, mas acho… ou melhor, espero que tenham ficado entusiasmados!

Já eu, gostei muito deste grupo e desta formação. Prometo aprender mais sobre 3D e sobre modelação e animação com Blender para futuras oportunidades. E lanço aqui o repto—@Bel: Quando voltas? Preciso de aprender umas coisas novas! ;)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

9 thoughts on “Actualização da lista de atalhos do Blender 2.5”

  1. Quanto a mim deu para ter noções de como se trabalha no blender,e com vontade de continuar a aprender.. Confeço que pensei que fosse mais intuitivo,mas hoje (domingo) o entusiasmo aumentou com a prática possivel que se pode ter em 2 dias! Para quem trabalha com programas tão rigorosos e rigidos como o Solidworks o Blender é uma discoberta no freeware! Gostei muito da formação, podemos fazer outro workshop com o que ainda não foi visto.
    Dou-lhe os parabéns pela dedicação e pela partilha de conhecimentos.

    1. @Mariana: Obrigado! Também foi um prazer—volto a repetir, o vosso grupo foi muito bom! Gostei muito destes dois dias.
      Ficou imeeeensa coisa por dizer, é verdade, mas espero que fique o bichinho…

      E o SmallLuxGPU? Já está instalado? Gostava de ver um renderzito ;)

      1. O importante é manter o ritmo… já diz o velho ditado—um render por dia, dá saúde e alegria! ;)

        Agora a sério. O meu conselho é arranjar um projecto pequenino (um objecto, um fruto, um animal, um volume,…) e tentar modelar. Só qualquer coisa só para manter esta injecção de técnicas sempre presente.

        (P.S.: Projectos de modelação em curso: Garrafa de vinho, copo de whisky, tubarão, auto-retrato…)

  2. Ó Pedro, admiro a tua paciência e dedicação por ainda teres, depois desta maratona, compilado os atalhos e mostrares o Displacement Map.
    Muito obrigado!
    Quanto à formação, correspondeu exactamente às minhas expectativas. Dar o clic para começar a usar o Blender.
    Fico a aguardar uma próxima formação, mais focada nos materiais e a respectiva aplicação, e também na renderização.
    Ah, e tb gostei da forma honesta como assumes as tuas limitações. Porque já fiz algumas formações e já ouvia cada uma…

    1. Vítor: Obrigado pelos comentários! Assim vale a pena (estou a ficar com o ego inchado). Em relação às formações concordo contigo… odeio assistir a formações de pessoas que acham que sabem mais do que realmente sabem… Por outro lado, não me importo, ou melhor, as aulas e formações que gosto mais de dar são aquelas em que aprendo alguma coisa nova com os alunos ou com os meus colegas! ;)

      Vai enviando notícias… e renders! ;)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s