Arte e Artistas Digitais

Se tivesse que escolher um livro para falar sobre Arte Digital, actualmente escolhia este: Digital Art de Wolf Lieser. Este pequeno grande livro abarca quase todos, ou diria mesmo todos os artistas digitais importantes desde a década de 1960 até aos dias de hoje.

Pormenor de Obzok de Golan Levin, 2001

A versão que comprei é a portuguesa. Está muito bem conseguida e não se deixem enganar pelas dimensões deste pequeno livro—está repleto de exemplos documentados por ordem (mais ou menos) cronológica e por movimentos. Começa por tentar definir o que se entende actualmente por Arte Digital, uma tarefa nada fácil, mas que consegue explicar em linguagem muito simples. Depois divide ou categorizar os vários tipos de Arte Digital em técnicas ou movimentos… Em relação a este aspecto já não tenho tanta certeza do que Lieser tenta fazer.

Pormenor de História de Arte para Aeroportos de Vuk Ćosić, 1997

Por um lado, é fascinante a divisão que faz em Plotter Art, Net Art, Software Art, Hacktivismo, entre outras. Por outro, nem sempre os exemplos me parecem bem enquadrados—é o caso do trabalho de Vuk Ćosić acima. Apesar de genial, parece-me completamente contraditório nas definições que Lieser apresenta…

De qualquer forma, o livro é o melhor resumo ilustrado que já vi destes últimos 50 anos que definem a Arte Digital. Como se não bastasse a miríade de exemplos documentados, Lieser dedica uma grande secção ao Processing que me é muito querido e termina com uma sequência de autores a seguir, como Reas, Watz ou Levin (ficou só a faltar o Robert Hodgin).

Já tinha o livro anterior de Lieser — The World of Digital Art — mas confesso que, apesar das dimensões serem consideravelmente menores (principalmente nas reproduções), a organização e design do livro mais pequeno agradam muito mais.

Uma mais valia na biblioteca de qualquer fã ou estudante de arte digital. Recomendo!

(Vejam estes e mais títulos recomendados na minha página da Amazon: http://astore.amazon.co.uk/designlab-21?_encoding=UTF8&node=1. E aproveitem que os portes para Portugal são gratuitos a partir de um valor bastante razoável em compras!)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s