Links do dia: 7 Milhões

7 Milhões por National Geographic

Como se não bastasse andar de comboio (muitas vezes cheio), este vídeo da National Geographic relembrou-me de forma deprimente quão complexo pode ser o mundo… Acho que nunca estamos preparados para ver estes números, mesmo depois de ler o “You Are Here” de Christopher Potter. Uma infografia animada excelente! Via ILT.

Pormenor da página do Guardian Online

Branding sobre Branding, ou Naomi Klein, sobre Naomi Klein? De qualquer forma é sempre uma leitura muito perspicaz sobre os meandros retorcidos da sociedade actual: http://www.guardian.co.uk/books/2010/jan/16/naomi-klein-branding-obama-america/print. Via email da Catarina C.

Documentário sobre o Arduino no Vimeo

Mudando da sociedade para a tecnologia, aqui vai um documentário sobre o desenvolvimento do Arduino. Nasceu de um projecto académico individual (Wiring) e já mereceu o reconhecimento mundial dos criadores e artistas de variadas áreas. Ainda não acabei de o ver, mas fiquei agarrado aos primeiros 5 minutos! Já está no iPhone, e, na altura em que este post sair, já devo ter acabado de o ver. Merece ser visto, especialmente pelos artistas digitais e programadores ;) Realmente inspirador. Via @mbanzi.

Optical Margin Alignment no InDesign

Por fim, como alinhar opticamente a pontuação no InDesign—este não é tanto um link como uma referência, e quase que merece um post por si só…

Na última Computer Arts (nº 183), vem uma pequena peça sobre tipografia com InDesign escrita por Jo Gulliver (p. 68), que quase descartei—normalmente estas peças são bastante superficiais e passo-as à frente com um grunhido de superioridade e desdém… Desta vez, li superficialmente e quase que me passei quando vi explicado uma técnica de “pendurar” opticamente a pontuação fora das margens das colunas.

Apesar de saber que estava por lá, nunca mais a usei desde o tempo em que larguei o Freehand—a famosa opção de “Hanging Puctuation”. Pois bem, a verdade é que já me tem feito falta, mas a pressa e a pressão de ter as coisas prontas a tempo acaba sempre por se sobrepor… não é tão simples como no Freehand, mas temos maior controlo no InDesign (err… duh!?). Basta navegar até ao painel Type & Tables > Story. Depois, com o texto, ou a frame seleccionada, activar a opção Optical Margin Alignment e configurar a compensação relativa ao corpo que queremos utilizar—o que é óptimo para quando queremos fazer destaques ou citações com aquelas “modinhas” de inserir aspas gigantes. De qualquer forma, é rápido, fácil e mais poderoso do que no Freehand!

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s