O que existe entre as letras?

Skecth TypeSpacing em ação

“Imaginem que o espaço que fica entre as letras armazena uma certa quantidade de água…”

Foi mais ou menos assim que, no ano passado, o Type Designer Rui Abreu descreveu a forma como encara o espaço que se deve deixar entre as diferentes formas interiores e exteriores das letras. Estes espaços devem armazenar sensivelmente a mesma quantidade “de água” para atingir um desenho equilibrado e regular. É uma metáfora bastante comum no desenvolvimento de Type Design, mas talvez seja uma das mais importantes durante o processo de desenho.

Hoje, durante a aula de Type Design no DeCA, como exemplo da aplicação da teoria da frente [0], mostrei o segmento do vídeo onde o Rui demonstra [matematicamente] esta abordagem [1]. Acompanhei a explicação com um slide onde demonstro a mesma ideia com pequenos círculos a simular “a água”.

No entanto, desde o ano passado que tenho a vontade de fazer uma pequena aplicação para melhor demonstrar este conceito. Semelhante à do Rui, mas que fizesse a transição do exemplo que mostro como demonstração da abordagem de Noordzij para os slides da sessão onde se exemplifica estes conceitos com letras reais. A ideia foi “ficando na gaveta”…

Entretanto, o Shiffman desenvolveu a biblioteca PBox2D… e a ideia começou a tomar forma! O resultado? Estive uma série de horas de volta do Processing durante a preparação dos slides da aula. Embora não tenha conseguido acabar o sketch para mostrar durante a sessão, decidi gastar mais um par de horas para o acabar ontem à noite (ou deverei dizer hoje de madrugada?)

Este é um primeiro estudo interativo da explicação. Ainda faltam algumas funcionalidades como a contagem de círculos, ou a manipulação do espaço de forma mais interativa. Mas acho que já dá para perceber as relações de espaçamento entre diferentes formas tipográficas…

Em última análise, foi uma oportunidade para finalmente experimentar a biblioteca PBox2D à qual Shiffman está a dedicar um capítulo do seu novo livro! É mais simples do que pensava ;)

Deixem-me um comentário se tiverem ideias ou sugestões (para acabar, ou completar a aplicação…)

Notas:

[0] A teoria da frente, ou da face (“front”) de Gerrit Noordzij.

[1] Aproximadamente dos 28′ aos 30′ do vídeo.

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

5 thoughts on “O que existe entre as letras?”

  1. Heip! A metafora da “água” n é um metodo arcaico de calculcar a área do espaço entre as letras?
    E já agora, existe alguma coisa a dizer sobre o que se como escreveu na taça UEFA? lol
    Obrigado. Costumo ler com atenção os posts mas desta vez nao.

    1. @Jagunso:
      Olá. Este é o tipo de comentário que não costumo aprovar… é estranho, desarticulado e parece ter sido um bot publicitário a escrever… Mas levanta algumas questões importantes e por isso aqui vai uma tentativa de resposta.

      Sim, a metáfora da água é um pouco arcaica… no entanto, talvez seja a mais utilizada. Conheces alguma forma de explicar isto melhor?

      Caso leias as teorias de Noordzij, de Karow, ou ouças algum type designer profissional falar sobre o assunto (nas inúmeras conferências ou podasts disponiveis online), vais reparar que explicam o espaçamento entre letras de forma idêntica.

      Normalmente, o software faz um bom trabalho (em modo automático), mas a calibração “a olhómetro” acaba por ser a mais valiosa. Se há uma lição a retirar é esta: é impossível espaçar letras usando apenas valores matemáticos. O software vai ser produzir resultados interessantes, mas nunca tão bons como os obtidos através de um designer experiente. Em grande parte porque as letras são desenhadas para serem lidas por pessoas e não por máquinas… ;)

      Em relação à taça UEFA não faço a mínima ideia… nem o tipo de letra, nem o modo como é gravada, nem o seu designer…

      1. :) Boas… já estou em mim.
        Apesar de começar com uma entrada a pé-juntos, obrigado pela resposta.

        Vou optar por não entrar em nenhuma das teorias apesar de muitas já estarem aplicadas.

        Pedro M.

  2. ok.para calcular o espaçamento aa letra seguinte este parece ser um metodo. n me estou a lembrar de outro.
    Sou apenas um curioso sobre tipografia… está no nosso dia-a-dia e nem dou conta.

  3. ups, “espaço que se deve deixar entre as diferentes formas interiores e exteriores das letras” e não entre as letras.
    Quanto ao processing infelizmente n sei dar nenhuma dica nem vi os pde. força.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s