Extensão de prazo, conferências e entrevista!

Extensão de prazos e conferências anunciadas

Ultimamente tenho sido menos assíduo no blog. O final do ano letivo, as avaliações, as co-orientações, os posters e investigações para artigos, o doutoramento e a preparação do II Encontro Nacional de Tipografia têm-me cobrado mais tempo do que disponho… E é precisamente este último tema que me traz de volta ao Designlab às três da manhã…

Entrevista ao NED

Desde a última vez que escrevi sobre isto, andamos à procura de financiamento para a conferência, estendemos os prazos de submissão de comunicações e posters, trabalhamos (fechámos?) o programa da conferência, assegurámos a presença de dois oradores convidados internacionais de peso (Petr van Blokland, da Holanda; e Steven McCarthy dos EUA), anunciámos as conferências que irão dar, e, finalmente, na passada sexta-feira, fomos entrevistados para o podcast do Núcleo de Estudantes de Design da Universidade de Aveiro (NED)… tem sido dias… cheios!

Mas acho que todo este trabalho (e atraso no Doutoramento) vão valer a pena. Inscrevam-se para a conferência e julguem vocês mesmos!

Em relação às submissões de comunicações e posters, gostava de reforçar o apelo e pedir um último esforço—faltam 5 dias para o final do prazo—15 de Julho! Por isso, toca a reunir os trabalhos (para quem tem coisas ainda na gaveta), fechar,  formatar e submeter para a conferência! Se tiverem dúvidas ou comentários, entrem em contacto, ok?

Pormenor do Tratado Theorico das Letras Typograficas, de Joaquim Carneiro da Silva, 1803

Sei que tenho um ex-aluno do Porto que já submeteu uma comunicação, e suspeito que os alunos de Tipografia de Aveiro também estarão a preparar submissões de posters com os projetos que desenvolvemos na disciplina da Prof.Olinda. Estou a terminar a recolha e tratamento de dados para um projeto pessoal (que depois de quase 7 anos saiu da “gaveta”) e que também quero submeter para apreciação. Afinal de contas, não é todos os dias que temos a possibilidade de ter o Dino dos Santos, o Rui Abreu, o Ricardo Santos, o Rúben Dias, o Antero Ferreira, o Mário Moura, entre outros designers distintos da Comissão Técnica e Científica da conferência a apreciar o nosso trabalho—esta semana vai ser dura!

Mas, acima de tudo, no dia da conferência (30 de Setembro!), gostava de ter presente professores, alunos (e alumni), investigadores e técnicos das instituições de Barcelos, Algarve, Tomar, Caldas, Lisboa, Castelo Branco, Évora, Aveiro, Coimbra, Porto,… Enfim, gostava mesmo muito que pudessem estar representadas todas as Instituições de Ensino Superior de Design e Tecnologias Multimédia com submissões no encontro. E não só as instituições de ensino superior—gostava de ver a Soares dos Reis presente, e outras Escolas Secundárias, bem como as agências de Comunicação, Publicidade e Multimédia de Norte a Sul do país. Se tiverem contactos que acham possam estar interessados mandem-me, para fazermos chegar a divulgação, s.f.f.

Deixando as datas e desejos de lado. E, porque os créditos são para se atribuir,…

Blokland @ Typo Berlin 2011 "SHIFT"

Antes que seja tarde demais, tenho que agradecer à minha amiga e colega Prof. Catarina Silva do IPCA (também membro da Comissão Técnica e Científica da conferência) pela sugestão de inserir o Petr van Blokland na lista original de convidados. Agora parece-me uma escolha mais do que óbvia, mas isto já foi há uns meses. A lista foi sendo alterada, corrigida e refeita, sendo que o nome dele foi sempre subindo na prioridade de contacto. [Como vês Catarina] Resultado de todo este processo, ele aceitou o convite e vai cá estar! Depois de todo o “hype” da Typo Berlin deste ano, estou super entusiasmado com a conferência. Já o vi em 2006, e, mesmo tendo sido há 5 anos, a memória da conferência e exposição dos temas (como a extensão dos princípios gráficos de Bertin à interatividade, ou a manipulação [e jogo do] Design) ainda hoje me deixam completamente “banzado”… Obrigado Catarina!

Em relação à presença do McCarthy, o mérito é da nossa colega de departamento e membro da comissão Técnica e Científica, a Prof. Helena Barbosa. A conferência ficou muito mais rica com este convidado especial. A partilha da carga de trabalho (contactos, marcação de viagens, etc também ajudou imenso…). Também não deve ser fácil para a Helena preparar estas coisas neste momento, uma vez que defende o Doutoramento na próxima segunda-feira. Obrigado e boa sorte Helena. Lá estarei para te dar um beijinho!

Agradecimentos feitos, aproveito para divulgar que já foram anunciadas as conferências dos oradores já foram anunciadas no site: http://entipografia.web.ua.pt/

Petr van Blokland irá abordar o futuro do Design numa conferência intitulada: Designer update (strategies to design the design process). Segundo Blokland a conferência pode ser resumida da seguinte forma:

“Developments in the production of all kinds of publications increase in speed and impact. Yet most traditional publication designers and their customers are not fully aware of these these dramatic changes. Even designers for new media, such as blogs, websites, apps and e-books tend to see their work as local and separate. The lecture and workshop will address these issues from the perspective of the future of design (what will students be doing 40 years from now?) and the increasing wide range of platforms and devices (“mobile and tablet computers require new thinking”). Design the design process. Some projects and cases are presented as directions and strategies for development.”

Steven McCarthy irá abordar o Design de Comunicação sob uma perspectiva crítica numa conferência intiulada: Typography and Design Authorship: Practice and Theory.

Os conteúdos abordados na conferência de McCarthy inserem-se nos temas da conferência de Desenho de Tipos de Letra (DTL), Design de Comunicação (DC), História e Crítica (HC) e Identidade (I).

Durante a entrevista para o NEDcast

Por fim, todos estes assuntos foram explicados de forma bem mais informal no NEDcast do Design UA (o podcast do Núcleo de Estudantes de Design da Universidade de Aveiro). Em entrevista ao Diogo Louro, João Alves e Ricardo Martins, falámos de de quase tudo sobre a conferência, incluindo um programa paralelo que inclui um workshop com o Blokland (que irá ser feito na quinta-feira anterior à conferência), exposições, e algumas surpresas na manga (a divulgar oportunamente)… Já agora passem na página do Facebook do NED. É uma iniciativa sobre Design que vale a pena seguir (e tem lá mais fotos!).

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s