Links do dia: Designers, Livros e Apps

Pormenor do video da Taschen App

Entre tentativas de voltar à normalidade, lá vem mais uma tarefa, mais um teste, mais um documento para redigir para o doutoramento… Pelo meio disto tudo ficam dezenas de livros de tipografia e multimédia por ler, e mais duas dúzias de separadores do Firefox por ver (literalmente!). É então que (re)tomo uma decisão do início do ano—é desta que volto a fazer a rúbrica dos links do dia!

E aqui está. Tal como já disse no Typeforge, esta rubrica vai voltar, mais curta é certo, com menos tipografia (vai passar a estar em inglês no irmão anglo-saxónico deste blog), mas com a promessa da regularidade. Um mínimo estabelecido de 5 links por semana, com um brevíssimo comentário só para dar o alento. Sem mais demoras…

Mais um vídeo lindíssimo de uma demonstração de uma “killer application”. Taschen iPad App: http://vimeo.com/22967232 (imagem no topo do post). Costumo guardar estes vídeos para mostrar aos alunos de Projeto como se pode fazer um demonstrador. É por causa de aplicações como esta que curtia ter um iPad.

 

Pormenor do video de Irma Boom no Youtube

Não viram a conferência da Irma Boom na ESAD? Aqui está uma breve introdução a esta fantástica designer editorial: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FzeBk-GnE1g

 

É inevitável, mas um tipo durante o trabalho de pesquisa e escrita sente-se sempre assim, ou ainda menos!… Um link enviado pela Catarina S. há umas semanas atrás (para verem há quanto tempo tinha este separador aberto) a propósito da edição digital de livros:

The notion of a “new,” digital kind of book scares a lot of folks because there is such a rich fabric of romanticism, nostalgia and myth built up around the physical book.

Resumo da conferência ” The shape of our future book” Craig Mod: http://craigmod.com/satellite/our_future_book/

 

Resultados da análise do uso de redes sociais da Nielsen (pormenor da página 7)

Para acabar, um par de links sobre o estado dos Social Media. O primeiro da Nielsen que afirma que o utilizadores destas plataformas sociais (AKA Facebook) continua a crescer: http://www.nielsen.com/content/corporate/us/en/insights/reports-downloads/2011/social-media-report-q3.html?status=success

O segundo (sob uma perspetiva diferente, eu sei) que afirma que os utilizadores estão a ficar cansados de utilizar estas plataformas de interação social: http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1766814

Decidam-se por favor?!

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s