Links do dia: Cinani… mação e 3D

Second Hand Trailer @ Youtube

Este fim de semana que passou fui com a Marta e uns amigos ao Cinanima. Apesar de ser um apreciador de animação, confesso que não sou muito fanático por este festival. Nos poucos anos que tenho assistido às sessões, tenho levado sempre “banhadas”. Resultado? Acabo sempre por tirar uma ricas sonecas!

Apesar de ter adormecido uns segundos durante o filme do Muybridge, este ano foi diferente! Não sei se foi por ir à sessão da manhã (vi apenas a sessão dos premiados), mas gostei muito de quase todos os filmes.

Por isso decidi dedicar esta rubrica semanal dos links do dia a algumas animações que vi e de que gostei. Como tenho muitas outras abertas nos separadores do  Firefox, decidi complementar o post com mais algumas. Pessoalmente, acho que muitas destas contribuiriam significativamente para tornar o festival mais interessante para o público em geral. Para tipos como eu?). Sem mais demoras:

  • Grande Prémio Cinanima 2011 – The Renter, Jason Carpenter, EUA:  http://www.youtube.com/watch?v=rTwG2pW1z-U
  • Prémio Melhor Curta-Metragem – Mais de 5 minutos até 25 minutos – Second Hand, Isaac King, Canadá: http://www.youtube.com/watch?v=THM0cX5KgrI (imagem do topo do post).
  • Prémio Jovem Cineasta Português (Menos de 18 anos) – Nôs Terra, de Colectivo de Crianças da EB1 de Trás-os-Montes, Polo 3, Ilha de Santiago, Cabo Verde: http://vimeo.com/32038313 – Uau! Um filme feito com crianças que é realmente fixe!… Foi uma estreia para mim ;)
  • Prémio Jovem Cineasta Português (Mais de 18 anos) – Bats in the Belfry, de João Alves: http://vimeo.com/15775859 – Apesar de ter sido controverso entre nós, continuo a gostar muito deste filme. Claro que é fraco na ilustração e animação, mas tem Zombies ;) Agora a sério, o som não é assim tão mau (apesar da projeção na sala ter sido péssima). E é preciso notar que foi apenas um miúdo que o fez, em 9 semanas! Imagino que o tenha feito sem orçamento nenhum também. Curioso é ver que este é dos poucos que realmente é fácil encontrar na íntegra online…
  • Prémio do Público – Danny Boy, Marek Skrobecki, Polónia: http://www.youtube.com/watch?v=FpIY0qRakFs. Adorei! Este, para mim, era o vencedor!
  • Prémio Melhor Banda Sonora Original – Arachmaninoff, de René Lange, Alemanha: http://vimeo.com/16901020

Esta foi a minha seleção da seleção. É claro que não sou especialista, mas do ponto de vista de um consumidor (quase diário) de animação, falta ritmo e uma história/mensagem clara à maior parte dos filmes … Falta-lhes o espírito… errr… comercial?

Bom, mas às tantas sou eu que me aborreço facilmente… De qualquer forma, deixo aqui um punhado de animações que tinha abertas no browser para ver mais tarde e outras tantas de que gostei e que marquei no Vimeo:

WWf

WWf animation: http://vimeo.com/6058035. Quem disse que os anúncios não davam boas animações?

(Valentine de) Gary

Valentine, valentine!… — grita Gary: http://vimeo.com/14694564. Um mix de 3D com texturas animadas muito bem conseguido.

Stuxnet

Stuxnet: Anatomy of a Computer Virus: http://vimeo.com/25118844. Este é para ti João! Lembras-te de te ter falado neste(s) artigo(s) da Wired? Cyberwarfare!… Pois é, aqui está a animação a explicar sucintamente. Quem disse que a animação não podia ser em visualização de dados?

Foxy

Mais “tugas”, mas dos bons! Foxy & Meg – on the road: http://vimeo.com/17635735

Virgin Method

Method Virgin “We’re All in this Together”: http://vimeo.com/22369919

E mais, e mais e mais… há tantos no meu Vimeo que já me perdi! Links soltos:

Meet Buck

E por último, mas também absolutamente espetacular (pelo ritmo, história, descrição do processo…): Meet Buck: http://vimeo.com/17535548

No final deste post estou absolutamente exausto de linkar e procurar. Foi talvez o post dos links do dia mais rápido de fazer, mas o que mais incompleto está… são centenas e centenas de exemplos que queria por aqui. Stop-motion, Speed Painting, vídeo mais técnicos ou tutoriais, visualização de informação, 3D, abstratos (como em… mais freaks), tradicionais, com objetos, só com cores… fica tanta coisa por listar… enfim. Talvez tenha que fazer deste post uma rubrica nova no blog?

Blender Fluids e Cycles @ Blender Guru

Não quero fechar o post sem lembrar que o Blender 2.6 já está cá fora. Ontem estive a brincar um uma simulação de fluídos (muito por “culpa” do Ivo D.), já com o novíssimo e quase utilizável Cycles. Vejam o tutorial do Andrew Price para terem uma ideia: http://www.blenderguru.com/videos/create-a-realistic-water-simulation

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s