Vem aí o 5º Encontro de Tipografia! (Parte 1)

Screenshot 2014-11-21 14.57.00

Falta menos de uma semana. Na realidade, faltam apenas 5 dias até os primeiros Workshops tomarem lugar. Depois de um par de sessões dedicadas ao Letterpress e à colaboração no desenvolvimento de Type Design (com o Glyphs App) na quarta-feira 26 (mais informações brevemente neste blog). Seguem-se mais dois dedicados ao Crafting Type [com Fontforge?] e à descoberta e criação de um mapa tipográfico pela cidade de Barcelos num magnífico Type Walk, na quinta-feira 27.

keynote4

A conferência, em si, começa na sexta-feira dia 28. O programa abre com o Miquel Sousa, que irá revelar um pouco dos bastidores do desenvolvimento de fontes na Adobe:

Deixem-me levar-vos numa viagem que tem início no despontar do desktop publishing, e termina na ascensão do movimento open source aplicado a fontes.

http://web.ipca.pt/5et/miguelpt.html

Senão por outro motivo, este é um orador pelo qual todos devem estar presentes a horas. Espero uma casa cheia nesta conferência, nem que seja para demonstrar o apoio ao nosso tão digno “representante”  luso em terras americanas ;)

Segue-se o primeiro painel de apresentação de comunicações. Não conhecendo nenhum dos trabalhos fico curioso, pelo menos para ver apresentados o “Tipofoto” de Rita Bastos e a relação estabelecida na “Tipografia, design e filosofia: Reflexões sobre o projeto Léon Regular, sua estrutura, formulação, aplicação e leitura” de João Batista Corrêa.

A tarde abre com mais um painel de comunicações, que, apenas pelos títulos, geram muita expectativa. Senão conseguirem assistir todos, recomendo vivamente que não percam (mesmo) as apresentações The Typesetting of Pessoa’s The Transformation Book” de Alessandro Segalini. E a “Typographic analysis of Brazilian indigenous languages” do Rafael Dietzsch. Confeso que só conheço o Segalini de reputação online. Espero que esta seja a oportunidade para nos conhecermos em pessoa. Já o Rafael, posso atestar que é um tipo impecável, com um conhecimento profundo sobre as questões tipográficas. O trabalho que vai apresentar é, sem sombra de dúvida, um exemplo que irei “beber” com atenção.

Screenshot 2014-11-21 14.59.27

Mais para o final do dia, fui convidado para moderar o painel Ligatures Perspectives on becoming a typeface designer”, com um grupo de pessoas que, para além de admirar, considero meus amigos—o Rui Abreu, a Joana Correia, o Dino dos Santos e a Tiffany Wardle [bom, embora só conheça a Tiffany online, sinto-me honrado por ter finalmente esta oportunidade de a conhecer pessoalmente]. Este painel está a ser preparado e irá ter material para discussão no palco e na plateia! Apareçam, ou enviem-me tópicos que pretendam ver discutidos ;)

Por isso vai ser um bom motivo para ficarmos todos até ao fim do dia!

Screenshot 2014-11-21 15.00.27

Senão pela discussão, aproveitem e fiquem para a inauguração da exposição “As artes de escrever diversas sortes de letras“—a Colecção de livros raros e antigos de Dino dos Santos. Já tive a oportunidade de passar no atelier antigo do Dino, e, tendo visto apenas alguns exemplares, testemunho a maravilha da coleção que apresenta. Não sei o que vai estar em exposição, mas, pelo teaser que colocaram online (em https://itunes.apple.com/pt/book/as-artes-de-escrever/id942573446?l=en&mt=11), vai ser muito boa!

E isto encerra o primeiro dia. Bom, quer dizer. Espero que não. Espero que haja uma oportunidade de bebermos um copo e jantarmos juntos… ;)

——

P.S: Não percam os próximo posts sobre o segundo dia e sobre o workshop de Collaborative Type Design, que irei lecionar com o Julien Priez da Fontyou.

By Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto a lecionar Design de Tipos de letra digitais (Variable Fonts), Tipografia, Introdução à programação em Web Design II (Javascript) e Creative Coding em Laboratório de Som e Imagem (Processing). Investigador integrado no i2ADS na intersecção da Arte, Design e Tecnologia.

6 comments

      1. Verifiquei e ele está disponsível e consegui transferi-lo.

Leave a comment