Mestrados sobre tipografia (FBAUP)

 

Screenshot 2017-07-15 20.47.53
Poster da Hotel Agate, trabalho do mestrado de Joel Vilas-Boas, apresentado no 3.º Encontro de Tipografia: https://issuu.com/iiiet/docs/livro/6

 

A preparação de uma arguição, levou-me a uma tarefa que já queria fazer há algum tempo: o levantamento das teses e dissertações sobre tipografia. Para já apenas corri a pesquisa apenas no repositório aberto da FBAUP, pois conheço já alguns trabalhos. Dos mais de 130 resultados, acabei por identificar e filtrar 10 dissertações de mestrado (aprox. 8% dos resultados catalogados com a palavra chave “tipografia”) e 2 teses de doutoramento.

Está online na versão “alfa” do blog da ATypI Portugal: https://atypiportugal.wordpress.com/educacao/

Nos últimos anos, tenho tido a sorte de ser convidado para arguir trabalhos de mestrado. Apesar do esforço acrescido, não consigo agradecer o suficiente aos amigos e colegas que me convidam (nem tão pouco retribuir na mesma quantidade). Acima de tudo, confesso que já espero ansiosamente por esta altura —aprendo sempre imenso com os trabalhos que leio. Não só me obrigam a revisitar o que conheço, como, muitas vezes me obrigam a ler (confirmar, ou descobrir) coisas novas em trabalhos de outros.

Este semestre não foi exceção. O primeiro de dois trabalhos que vou arguir para a semana, obrigou-me a revisitar uma série de trabalhos de dissertação e livros (um deles na estante desde a ATypI de 2015!…) sobre tipografia e type design. 

Como resultado da pesquisa resultante da leitura, tenho pelo menos mais 4 dissertações da FBAUP para acrescentar à minha lista de leitura de mesinha de cabeceira (para não falar na dezena de artigos no desktop e de um livro do Ladislas Mandel para tirar da estante!).

Mas espero ansiosamente para ler duas dissertações que não conhecia. A da Bárbara Nogueira —A Palavra Escrita: Experiência de Leitura no Ecrã—, porque me parece que é muito parecida com o trabalho de mestrado da Rita Albuquerque, que estou a orientar atualmente. E o da Juliana Carvalho — Catalogação Tipográfica no Museu Nacional da Imprensa—, simplesmente porque é o MNI, um lugar especial que acarinho muito!

Acredito que haja muitos mais resultados (p. ex.: dissertações anteriores a 2006, como a do Dino dos Santos), mas que não consigo encontrar, identificar apenas pelo título, nem saber se são relevantes para este contexto, sem ler todos os resumos.

Nos próximos tempos (em agosto?) conto terminar e atualizar o blog (da ATypI) com mais teses, dissertações da UA,UC e FBAUL (conheço os repositórios e é fácil navegar). Para os restantes, vou precisar de ajuda — IPCA, IPCB, ESART, UALg, IPT, ESAD e ESAD.CR. Assim de repente, são as principais instituições que têm produzido trabalhos académicos em torno da tipografia e type design.

Conhecem ou fizeram trabalhos (investigação ou desenho) de tipografia? Digam-me qualuqer coisa! ;)

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro a leccionar Design de Interação

1 thought on “Mestrados sobre tipografia (FBAUP)”

Leave a Reply

