Web Design Podcasts

neonbrand-263815
Imagem por @neonbrand

Quem me conhece sabe que sou um aficionado de podcasts. Um hábito que começou originalmente (em 2003?) com os primeiros podcasts sobre tecnologia (com o TWIT do Leo Laporte), mas que foi mudando e evoluindo. Hoje, passa por uma seleção alargada, desde os programas de rádio, à criatividade, ficção e  lifestyle. E, claro passando pelo Design e pelas tecnologias digitais.

Como tenho estado mais dedicado a estudar e aprofundar o meu conhecimento de Webdesign decidi compilar e atualizar a lista dos principais podcasts que ouço. Existem muitos e a pesquisa e descoberta de novos às vezes é complicada. Aproveitei este tema para correr uma busca no meu podcatcher e no google. Descobri uns quantos novos que vão acrescentar umas horas à minha semana de headphones.

Mas, seguindo com as recomendações que conheço. Os primeiros quatro são aqueles que não hesito em ouvir mal sai um episódio novo. E depois segue-se o resto das minhas subscrições do PocketCasts.

Sem qualquer ordem de importância, ou seriação, estes quatro são os meus preferidos. Não são podcasts para iniciados. Isto é, não são discutidas técnicas introdutórias, e raramente é referida alguma questão técnica específica (a não ser talvez nesta última série do Boagworld). Normalmente fazem entrevistas a pequenas e grandes empresas —na realidade devia dizer a designers—, falam de estratégia e discutem-se casos práticos, o que é excelente. Tenho um apreço especial pela qualidade e ritmo do A Responsive Web Design  e pelo The Web Ahead. São exemplos de como se pode fazer um bom podcast (para não falar da qualidade e velocidade das transcrições online que se podem consultar e pesquisar).

  • Developer Tea*;
  • High Resolution**;
  • Interface Design & Usability Blog*;
  • Internet Marketing Podcast, Web Usability Blog;
  • Iterate*;
  • Motion & Meaning;
  • Responsive Web Design;
  • Style Guide Podcast;
  • The Creative Coding Podcast*;
  • The UX Blog: User Experience Design, Research & Strategy;;
  • UI Breakfast: UI/UX Design and Product Strategy*;
  • User Defenders: Inspiring Interviews with UX Superheroes*;
  • UX Podcast*;
  • UX-radio*;
  • Web Design Therapy;
  • WordPress & Web Desig Tips;

Estes restantes, não desmerecendo, são podcasts que vou ouvindo ocasionalmente, quando sobra tempo, ou o título do episódio é sugestivo. Tenho tentado ouvir mais especialmente o Motion & Meaning, pois animação é um tema que gostava de aprofundar mais em tecnologias nativas.

Nem todos os podcasts são especificamente sobre Web. Outros, fui deixando de ouvir (como o Developer Tea, ou o ShopTalk… que agora é o CodePen Radio?) porque o ritmo, ou a duração, ou a conversa fiada era demasiado para o sumo que traziam…

Mas, voltando à lista. Os que estão marcados com * são sobre produtos digitais de uma forma geral, mas discute-se muito aplicações Web. No entanto, há um em particular que, mesmo não sendo específico sobre web não o podia deixar de destacar. O High Resolution. Nas palavras dos seus autores, este podcast significa para os digital media designers o que o “Helvetica” significa para os designers gráficos. A afirmação é grandiosa e pouco humilde, mas a verdade é que não desilude!

Há uma série de listas online com referências (algumas que conheço e outras que não). Mas vale a pena consultar também. Há sempre uma ou outra para descobrir (como o Front End Five, Presentable, ou o DesignLife? ):

Têm sugestões?

Advertisements

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto lecionar Ferramentas Digitais, Web Design, Design de Interação e Creative Coding

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s