Valentina Vuksik & Felipe Taborda (amanhã vai ser um grande dia!)

Screenshot 2018-10-22 17.52.26
Composição livre a partir dos cartazes de divulgação da FBAUP

Amanhã vai ser um grande dia para ser estudante ou entusiasta de Design Gráfico e Digital Media [Art]. Um grande dia, literalmente. Depois de uma manhã de apresentações e discussão de propostas, de tarde, às 14:00 no auditório do Pavilhão Sul, a artista Valentina Vuksik irá dar uma aula aberta sobre arte eletrónica e digital. E, às 17h30 na Aula Magna, o designer Felipe Taborda vai dar uma conferência sobre inovação. Estão todos convidados. Apareçam!

Estou muito curioso pela primeira. Uma artista que funde o meio plástico, eletrónico e digital. Um nome que já tenho debaixo de olho há algum tempo. Vai ser abordado o seu trabalho de relação do ciberespaço com o ambiente físico — “Tripping Through Runtime”

Valentina Vuksic está envolvida artisticamente com a relação entre o ciberespaço (local) e o seu ambiente físico. Vuksic falará sobre o contexto mais vasto das suas performances ‘Tripping Through Runtime’ que são improvisações electromagnéticas com execução de código a partir de ferramentas como ’stress’ ou ‘paranoia’. O ‘tempo de execução’ de comandos de um sistema, que envolve memória e processador, são encenados para proporcionar uma experiência acústica de encontro lógico com o mundo físico. As emissões electromagnéticas de um computador são captadas por bobinas de transdução por indução.

About

Valentina Vuksic estudou ciências da computação bem como media arte experimental, trabalhou como engenheira de software e vem apresentando trabalho performativo com software e hardware da Audified desde 2007. Encontra-se actualmente a desenvolver estudos de Doutoramento baseados em prática artística no Departamento de Engenharia da Universidade de Birmingham em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte Contemporânea da Universidade das Artes de Zurique.

O segundo é um designer há muito prometido vir cá à FBAUP. Irá  fazer uma conferência e workshop no âmbito das atividades do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (MDGPE). A sua conferência vai abordar os caminhos da criação, desde a sua ideia inicial ao projeto final. Todas as etapas do desenvolvimento de um conceito gráfico.

Adicionalmente, irá desenvolver um workshop onde vai desafiar os docentes e alunos do MDGPE a colocar estas atividades em prática.

FELIPE TABORDA. http://www.felipetaborda.com.br/
Designer gráfico carioca. Formado pela PUC / RJ, estudou cinema e fotografia na London International Film School (Inglaterra), Communication Arts no New York Institute of Technology e Graphic Design na School of Visual Arts (EUA). Professor da UniverCidade / RJ, desde 1990 tem seu próprio escritório, atuando principalmente na área cultural, editorial e fonográfica.
Dedica-se também a projetos pessoais, tais como a coordenação e edição de Brazil Designs, um número especial da revista americana Print (1988); a idealização e curadoria do evento 30 Cartazes Para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, durante a Eco’92 no Rio de Janeiro (1992); a curadoria e montagem da exposição Brazil AdDesign, no Art Directors Club de Nova York (2007); a direção de arte e idealização do livro e exposição Paisagens Particulares (2001); e a concepção e curadoria de A Imagem do Som, um projeto com oito edições que homenageou os principais compositores brasileiros através da criação visual de artistas contemporâneos (1998-2007).
É o único designer latinoamericano selecionado para o livro Graphic Design for the 21st Century – 100 of the World’s Best Graphic Designers, publicado em 2003 pela Taschen (Alemanha). Seus trabalhos foram publicados em World Graphic Design (Merrell Publishers – Inglaterra); The Anatomy of Design (Rockport Publishers – USA), Logo Design 1 e 2 e Contemporary Graphic Design (Taschen – Alemanha). Em 2008 lançou seu livro Latin American Graphic Design, publicado pela Taschen.

Author: Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto lecionar Ferramentas Digitais, Web Design, Design de Interação e Creative Coding

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s