About me

Pedro Amado, 2015

Pedro Amado (n. 1979), Tipófilo & Digital Tinkerer, é Designer Gráfico e Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde leciona Interação, Web Design, Creative Coding, Tipografia e Type Design. Lecionou Multimédia Editorial, Interaction Design, Criatividade, Ferramentas Digitais e Animação como Assistente Convidado e Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DECA) entre 2007 e 2017. Membro integrado da direção do Instituto de investigação i2ADS e colaborador do ID+,  os seus interesses de investigação e desenvolvimento centram-se na tipografia e design editorial, design e estética computacional e pós-digital, bem como na interação humano-computador.

Possui um doutoramento sobre Design de Tipos de Letra (UA, 2014) com a tese “Participação Ativa no Desenvolvimento de Comunidades Online: Participação de Type Designers portugueses na conceção, desenvolvimento e avaliação de uma comunidade de prática de desenho de tipos de letra” do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Veloso (tese disponível no RIA).

Mestre em Arte Multimédia, com uma dissertação sobre o design colaborativo e distribuição livre de tipos de letra (2007, dissertação disponível no repositório da UP, sob a orientação do Prof. Dr. Heitor Alvelos ) e licenciado em Design de Comunicação (2002) pela FBAUP. Exerceu funções como Técnico Superior de Design (FBAUP 2003–2007) e de Designer Gráfico na Fundação de Serralves (2002–2003). Atual membro e delegado de Portugal da Association Typographique Internationale (ATypI) e membro fundador da ATIPO.

Participa regularmente em eventos e conferências (como orador, revisor ou membro das comissões científicas ou organizadoras), e foi responsável pela 2.ª e 6.ª edições da conferência internacional “Encontro de Tipografia”. Desde 2007, organiza workshops em desenho e desenvolvimento de tipos com software gratuito , comercial e plataformas online (como o Fontforge, o Fontstruct, Glyphs e Fontlab).

Distinguido como Jovem Criador em Arte Digital (2008), tem como objetivo pessoal eliminar a separação existente entre o uso das tecnologias digitais e os processos criativos de design.

Os seus interesses de investigação e de design consistem nas múltiplas instâncias das disciplinas de Interaction Design, Creative Coding, Design Editorial & Typeface Design.

Explora a técnica de letterpress desde 2012, como tipógrafo tradicional amador (compositor-impressor de tipografia de carateres móveis), no coletivo Fora da Caixa e na private press M3NP, com trabalho selecionado e exibido internacionalmente (ATypI, Brasil, 2015; Tipo um Encontro, Açores, 2019).

Esta é a minha última nota biográfica. Por enquanto, continuo a ter a informação dispersa por vários sites como o Typeforge e o Google Sites. Atualmente, tento publicar regularmente no blogue da ATypI Portugal . De futuro, esta página irá listar toda a informação atualizada disponível online.

Querem deixar um comentário, enviar uma sugestão ou simplesmente entrar em contacto comigo? Enviem um e-mail para pedamado (at) gmail (dot) com.

Leave a comment