DESIGNLAB

Design, Tipografia e Multimédia.

Links do dia

(Anúncio no Carga de Trabalhos)

Mais uma semana, mas uma fornada de links. Esta semana decidi iniciar o post com um “rant” profissional- a oferta de oportunidades de estágio não remunerado sem promessas, ou melhor, com a promessa da não-contratação! Quando recebi isto por e-mail do Paulo S. (já não subscrevo o Carga), não levei muito a sério, mas ficou para aqui a fermentar… e esta é nova até para mim. Escreveu o Paulo:

Já viste esta pérola?

http://www.cargadetrabalhos.net/2008/10/23/estagios-nao-remunerados-design/

se achares pertinente, publica isto no teu blog – a escravatura descarada no seu melhor – quanto mais e melhor essas situações forem denunciadas, melhor…

Pois bem, aqui está. Assim que segui o link para o Carga, descobri:

A Winicio oferece dois estágios não remunerados a recém licenciados nas áreas de Design de Comunicação ou similar.

Precisamos de cromos que dominem, ou estejam a caminho, os adobes: photoshop (maquetização e pós produção), illustrator (desenho vectorial e arte-finalização) e indesign (paginação e produção editorial) e ainda damos preferência a conhecimentos de modelação e animação 3D.

Se os estágios correrem bem, podem sempre ficar por cá a fazer um estágio profissional.

Se os estágios profissionais ….

Mais nada? Esqueceram-se de pedir qualificações a tirar cafés!… Ah… e o melhor dos melhores (para mim, completamente nova) isto é um estágio para fazer um estágio!… Mesmo para uma empresa de criativos, acho que é uma ideia “muito original”…

Bom, isto pode ser rapidamente atribuído à crise e à falta de emprego, ao excesso de licenciados… Não culpem só a crise. Em discussões recentes, tenho-me posicionado sempre entre “a culpa é das pessoas que aceitam cada vez mais estes estágios” e “um tipo sem experiência tem que se sujeitar”. Mas este anuncio acaba pura e simplesmente com qualquer ponto de vista e qualquer discussão! Por isso, manifesto a minha [nova] posição oficial: todos nós, além de recusar estas ofertas, devíamos deixar bem claro que são insultuosas, não fomentam a economia, nem a competitividade, nem a profissionalização/especialização e muito menos a evolução das próprias empresas (apenas a facturação a curto prazo). Além de ser um completo desrespeito profissional, acho que devíamos começar a responder no mesmo registo. Para as pessoas que estão sem emprego, montem um Blog, vendam as vossas capacidades pessoais, fomentem o negócio on-line (Amazon, eBay,… sei lá!) Na era do empreendedorismo, para trabalhar para aquecer, mais vale fazê-lo por conta própria. Nunca fui muito desta opinião, mas estamos a chegar a um ponto que, sinceramente…

Bom, sem mais, os links do dia:

  • Rotoball – Video Colaborativo;
  • Resultados do Calendário Shift.jp;
  • Lightgreen – Ariol (Animação), História da Comunicação Visual e Worldwide Logo Design Annual;
  • Alt.Prt.Sc (2º Episódio);
  • Vector (Artigo sobre mapas na revista on-line);
  • Interact (Artigo sobre redes na revista on-line);
  • Tipographia – novo* Blog;
  • Newsmap;
  • Resumo dos links do ILT.

Rotoball Returns – Um projecto de video colaborativo. Lembram-se do “M”velope da Google? Está disponível o video da edição anterior – Rotoball 2008 – para ficarem com uma ideia. Via UTechTips;

As submissões estão abertas:

1.Rotoball is a black ball that transforms into something different for each person who comes into contact with it. The goal of the project is to keep the ball going as long as possible.
2.Rotoball is a collaborative rotoscoped animation project for high school students in which each student creates a 15 second segment of a much longer animation. Its a unique opportunity to connect with other students who are geographically distant.

Calendário SHIFT 2009 – Já foram divulgados os vencedores/autores escolhidos para figurar nesta publicação. infleizmente… fui um dos 1500+ que ficaram de fora:

The Shift Calendar Competition started in 2003 with an aim to discover fresh creators. For the 6th competition of this year we have received 1,572 entries from 42 countries. 12 carefully selected works will decorate each month of the Shift calendar, which will be on sale from October 20th and appeared in shops and galleries around the world.

Dêem uma vista de olhos. é uma boa amostra da criação internacional em ilustração.

A título de curiosidade, deixo aqui (acima) um pequeno preview do trabalho que submeti. Foi feito com uma máquina de desenho que desenvolvi no último ano (protótipo funcional) e podem “ver-se” mais de 100000 objectos vectoriais em cada peça, mas que para minha infelicidade…

Lightgreen - O Blog do Diogo leva um especial destaque esta semana, porque são muitos os links que recolhi. Foi realmente uma “companhia” durante esta semana. A começar pelos vencedores do Worldwide Logo Design Annual.

Segue-se a História da Comunicação Visual, uma disciplina on-line de história do Design, marcas, tipos, etc… uma alternativa rápida e ilustrada ao Meggs. No entanto, ainda estou meio impressionado pela quantidade de referências incluidas à Wikipedia. Mas… isto não implica a qualidade, certo?

Para descontrair, uma animação que quer ser uma animação. Só mesmo o Diogo para o descobrir e divulgar: Ariol.

Alt.Prt.Sc – Novo episódio, directamente da Shift 2008.

Conforme prometido, gravámos o episódio número dois na Shift08, que decorreu durante a semana passada. Os nossos agradecimentos à organização por nos ter deixado usar o palco, material e pelo grande evento que foi a conferência.

Vector - Nova edição da publicação electrónica. Via Mailing list da Virose. De especial referência o texto dos mapas imaginários da Margarida Carvalho.

Interact - Revista electrónica sobre arte cultura e Tecnologia. Esta edição traz um artigo muito interessante da autoria de José Bártolo – Network Culture and Artistic Experience:

There is no solid ground for contemporary creation,…

Via newsletter da Arena.

Tipographia – Mais um link adicionado ao Blogroll, um site dedicado ao Design, Tipografia e Dissertação (?) da autoria de Sandro Lopes. Engraçado por que o post que está a encabeçar o blog é precisamente a discussão de Tipo ou Fonte? Via Tipographias.

Newsmap - Acho que já mencionei isto há muuuiiiiito tempo atrás, ou se não foi este, foi um projecto muito semelhante. De qualquer forma, a visualização de informação (Data Visualization) é uma disciplina que dá água pela barba… via UTechTips;

ILT Sunday Type Links – Como não podia deixar de ser, aqui vai a dose de links do ILT desta semana:

About these ads

6 Comments»

  diogo wrote @

Uau, grande destaque! Obrigado Ni!

  sandro lopes wrote @

Olá, Bom dia.
Gostaria apenas de agradecer o reconhecimento, com a promessa escrever mais reflexões sobre este(s) tema(s) infidável(dáveis).

  pedamado wrote @

Diogo, Sandro:

Eu é que agradeço. Os vossos blogs tornam a minha semana um bocadinho mais interessante! ;)

  O Negócio Perfeito « The Ressabiator wrote @

[…] reacção a este anúncio no DesignLab) No Comments Leave a Commenttrackback addressThere was an error with your comment, please try […]

  joao wrote @

O que dizem ao design que se faz por aveiro?
É impressão minha ou não bate a bota com a perdigota? :D

  pedamado wrote @

Para já, tenho reparado que é o mesmo que se faz pelo país inteiro… mas vale a pena prestar atenção. Obrigado pelo link!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 135 other followers

%d bloggers like this: