Links do dia

Simple Folio: um tema agradável, funcional e gratuito para WordPress:http://demo.slimmity.com/simplefolio/. Via Smashing Magazine: http://www.smashingmagazine.com/2010/02/07/simplefolio-a-free-clean-portfolio-wordpress-theme/

É sempre muito gratificante constatar que as nossas opiniões são partilhadas por outras pessoas. Neste caso, trata-se da abertura do processo de colaboração tendo em vista a produção de algo (relacionado com Design de Comunicação), resultando num processo de aprendizagem e crescimento partilhados. Ainda para mais, é óptimo ver o nosso trabalho ser mencionado no processo. Uma apresentação de 1 de Fevereiro do Open P2P Design (Massimo Menichinelli) menciona o Typeforge. Mais informações sobre o grupo de investigação no site, ou no blog: http://www.openp2pdesign.org/blog/

Já aqui postei o trabalho do Felton. Este, do Dan Meyer, é na mesma linha — relatório de actividades (estatístico) anual. Motion graphics no seu melhor: http://vimeo.com/9117064. Parece que o que está a dar é registar tudo o que fazemos… um pouco obsessivo, não? (por falar nisso, o “making of” do relatório do Felton pode ser visto aqui: http://feltron.tumblr.com/post/378819623/the-making-of-the-year-in-numbers)

Por falar em visualização, como é que o Meyer e o Felton fazem as suas estatísticas? Uma das respostas pode ser dada através desta ferramenta de registo e visualização de movimentos (do rato) em ecrã: http://flowingdata.com/2010/02/09/track-mouse-activity-on-your-computer/

Eyetracking Web Usability (Voices That Matter) Já que estamos numa de estudos de visualização, o Jakob Nielsen tem um  novo livro cá fora: Eyetracking Web Usability. Via Net @ Night.

Já agora, ajudem a suportar este blog e comprem o livro através do meu link da Amazon: Eyetracking Web Usability (Voices That Matt…, Jakob Nielsen, £21.99 (~25€)

Confesso que este livro e os estudos do Nielsen (especialmente este) vieram colmatar uma falha (muito) grave em citar fontes no livro Basics Design: Grids de Gavin Ambrose. Não sei se o esquema de leitura em padrão “F” na Web foi retirado do estudo do Nielsen, mas a verdade é que a coincidência é demasiado grande para não reparar.

Enfim, de qualquer forma, ouçam o podcast. O Nielsen é o “guru da usabilidade online” e é sempre giro ver ou ouvir os nossos autores a falar (spoiler: o Nielsen é “sopinha de massa”)

Depois do Epic 2015 e do The Machine is us/ing us este é o melhor vídeo que vi sobre como o o Google (enquanto símbolo da “máquina” comercial que é a web) está a tomar conta das nossas vidas: http://www.youtube.com/watch?v=nnsSUqgkDwU. Especialmente porque é dia dos namorados e porque o vídeo tem o seu quê de romântico. Via Motionographer.

O estado da Web social: http://www.briansolis.com/2010/02/the-internationalization-of-social-media/. Via e-mail da Marta. M. Um apanhado global sobre o uso das principais tecnologias ou tendências na Web por país…. África continua a não “acender” no mapa e Portugal acende com um vergonhoso Hi5 a liderar juntamente com a Tailândia… o que é que se há-de fazer? De qualquer forma, o que é mesmo assustador é ver que a China está a liderar os acessos com 117M contra os 97M dos Estados Unidos. Depois de ler o Mundo é Plano (sim, finalmente acabei) a confirmação destes dados é mesmo assustadora. Ah, e as visualizações são excelentes!

By Pedro Amado

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto a lecionar Design de Tipos de letra digitais (Variable Fonts), Tipografia, Introdução à programação em Web Design II (Javascript) e Creative Coding em Laboratório de Som e Imagem (Processing). Investigador integrado no i2ADS na intersecção da Arte, Design e Tecnologia.

3 comments

  1. Parece-me que o Felton já construiu a sua própria ferramenta para contabilizar os seus dados pessoais -> http://daytum.com/
    (“Daytum was conceived by Ryan Case and Nicholas Felton as an elegant and intuitive tool for counting and communicating personal statistics.”)

  2. Estive agora a ver e parece-me com piada… só falta agora uma aplicação para o iphone para se poder participar em realtime.

  3. Xiii… isso era topo! À falta de melhor, podes sempre inserir os dados via web… já não é mau, pois não? De qualquer forma, esta pode ser uma oportunidade para aprender a programar para iPhone, não? Ou então, usar o iProcessing: http://luckybite.com/iprocessing/ (esta foi-me enviada pelo Diogo)

Leave a comment